Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7363
Authors: | Nunes, Maria Luiza Milhomens |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lima, Adelaine Valéria Gomes |
Title: | Percepções do sujeito surdo sobre sua trajetória escolar |
Keywords: | Educação de surdos;Espaços educacionais;Percepção dos surdos;Percurso escolar;Deaf People Education;Educational spaces;Perception of the deaf people;School route |
Issue Date: | 21-Jan-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | NUNES, Maria Luiza Milhomens. Percepções do sujeito surdo sobre sua trajetória escolar. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa possui como objeto de estudo a educação de surdos e a perspectiva do surdo sobre sua trajetória escolar. O problema da pesquisa é: “como o surdo narra a sua trajetória escolar?”. O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se por uma razão de relevância pessoal, pois como surda, sinto a real preocupação com o desempenho do surdo na escola, porque a maioria dos surdos, assim como eu, ao longo da história escolar, sofreu muitos prejuízos em virtude da falta de acesso aos conteúdos. Diferente do ouvinte, o surdo não tem acesso ao conhecimento. Há um atraso do surdo no que se refere à aquisição do conhecimento escolar. Isso é sério. Tenho desejo de pesquisar esse tema também para contribuir com as pesquisas na Universidade, ajudar a comunidade surda, os acadêmicos e profissionais da educação. Este estudo tem como objetivo apresentar as percepções de sujeitos surdos sobre as suas respectivas trajetórias escolares. O estudo é de natureza básica e abordagem qualitativa, e quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica e de campo. Os dados do estudo serão levantados a partir de fontes bibliográficas tantas e diversas, tais como livros, artigos, periódicos e websites. Os dados angariados por meio da pesquisa de campo foram levantados por intermédio da realização de entrevistas à distância, semiestruturadas, as quais foram gravadas para posterior transcrição. Foram entrevistados dois surdos, sendo um dos participantes egresso do curso de Letras Libras, e o outro sujeito, acadêmico do curso de Letras: Letras. As informações coletadas foram registradas e posteriormente analisadas. Em um primeiro momento, a pesquisadora entrou em contato com os participantes a fim de convidá-los a participar da pesquisa. Os participantes aceitaram. Após aceitar receber explicações sobre o objetivo da pesquisa, cada participante assinou o termo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. |
Abstract: | This research has as study object the deaf people education and the perspective of deaf people about their school trajectory. The research problem was: "How do deaf people narrate their school career”? The development of this research is justified by a reason of personal relevance: as a deaf person, I feel the real concern with the performance of the deaf people in school; why most deaf people, as I, during the school history, suffered a lot of damage due to the lack of access to contents. Unlike the listener, deaf people do not have access to knowledge. There is a delay of deaf people in terms of the acquisition of school knowledge. This is serious. I want to research this topic also to contribute to research in University, help the deaf community, academics, and education professionals. This study aims to present the perceptions of deaf subjects about their respective school trajectories. The research has a basic and qualitative approach, and as for its objectives, it is exploratory research, bibliographic, and field type. The study data will be collected from many and diverse bibliographic sources, such as books, articles, periodicals, and websites. The data collected in the field research were obtained through distance, semi-structured interviews, which were recorded for later transcription. Two deaf people were interviewed, one of the participants who graduated in Brazilian Sign Language (Libras)/Portuguese, and the other subject, a student of Modern Languages. The information collected was recorded and subsequently analyzed. At first, the researcher contacted the participants to invite them to take part in the research. The participants accepted. After accepting explanations about the research purpose, each participant signed the Informed Consent Form. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7363 |
Appears in Collections: | Letras ‒ Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Luiza Milhomens Nunes - TCC.pdf | 739.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.