Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7363
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Adelaine Valéria Gomes-
dc.contributor.authorNunes, Maria Luiza Milhomens-
dc.date.accessioned2025-01-21T13:20:43Z-
dc.date.available2025-01-21T13:20:43Z-
dc.date.issued2025-01-21-
dc.identifier.citationNUNES, Maria Luiza Milhomens. Percepções do sujeito surdo sobre sua trajetória escolar. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7363-
dc.description.abstractThis research has as study object the deaf people education and the perspective of deaf people about their school trajectory. The research problem was: "How do deaf people narrate their school career”? The development of this research is justified by a reason of personal relevance: as a deaf person, I feel the real concern with the performance of the deaf people in school; why most deaf people, as I, during the school history, suffered a lot of damage due to the lack of access to contents. Unlike the listener, deaf people do not have access to knowledge. There is a delay of deaf people in terms of the acquisition of school knowledge. This is serious. I want to research this topic also to contribute to research in University, help the deaf community, academics, and education professionals. This study aims to present the perceptions of deaf subjects about their respective school trajectories. The research has a basic and qualitative approach, and as for its objectives, it is exploratory research, bibliographic, and field type. The study data will be collected from many and diverse bibliographic sources, such as books, articles, periodicals, and websites. The data collected in the field research were obtained through distance, semi-structured interviews, which were recorded for later transcription. Two deaf people were interviewed, one of the participants who graduated in Brazilian Sign Language (Libras)/Portuguese, and the other subject, a student of Modern Languages. The information collected was recorded and subsequently analyzed. At first, the researcher contacted the participants to invite them to take part in the research. The participants accepted. After accepting explanations about the research purpose, each participant signed the Informed Consent Form.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEspaços educacionaispt_BR
dc.subjectPercepção dos surdospt_BR
dc.subjectPercurso escolarpt_BR
dc.subjectDeaf People Educationpt_BR
dc.subjectEducational spacespt_BR
dc.subjectPerception of the deaf peoplept_BR
dc.subjectSchool routept_BR
dc.titlePercepções do sujeito surdo sobre sua trajetória escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como objeto de estudo a educação de surdos e a perspectiva do surdo sobre sua trajetória escolar. O problema da pesquisa é: “como o surdo narra a sua trajetória escolar?”. O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se por uma razão de relevância pessoal, pois como surda, sinto a real preocupação com o desempenho do surdo na escola, porque a maioria dos surdos, assim como eu, ao longo da história escolar, sofreu muitos prejuízos em virtude da falta de acesso aos conteúdos. Diferente do ouvinte, o surdo não tem acesso ao conhecimento. Há um atraso do surdo no que se refere à aquisição do conhecimento escolar. Isso é sério. Tenho desejo de pesquisar esse tema também para contribuir com as pesquisas na Universidade, ajudar a comunidade surda, os acadêmicos e profissionais da educação. Este estudo tem como objetivo apresentar as percepções de sujeitos surdos sobre as suas respectivas trajetórias escolares. O estudo é de natureza básica e abordagem qualitativa, e quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica e de campo. Os dados do estudo serão levantados a partir de fontes bibliográficas tantas e diversas, tais como livros, artigos, periódicos e websites. Os dados angariados por meio da pesquisa de campo foram levantados por intermédio da realização de entrevistas à distância, semiestruturadas, as quais foram gravadas para posterior transcrição. Foram entrevistados dois surdos, sendo um dos participantes egresso do curso de Letras Libras, e o outro sujeito, acadêmico do curso de Letras: Letras. As informações coletadas foram registradas e posteriormente analisadas. Em um primeiro momento, a pesquisadora entrou em contato com os participantes a fim de convidá-los a participar da pesquisa. Os participantes aceitaram. Após aceitar receber explicações sobre o objetivo da pesquisa, cada participante assinou o termo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Luiza Milhomens Nunes - TCC.pdf739.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.