Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5572
Autor(a): Borges, Antonia Aparecida Pereira
Orientador: Medeiros, Valéria da Silva
Título: O lugar da literatura no livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
Palavras-chave: Livro didático;Literatura;Ensino;Formação de leitores;Leitor em formação;Textbook;Literature;Teaching. Reader training;Reader in training
Data do documento: 11-Ago-2023
Citação: BORGES, Antonia Aparecida Pereira. O lugar da literatura no livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2022. 217 f. Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós - Graduação em Letras e Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: O presente trabalho expõe os resultados da pesquisa, cujo objeto de estudo foi a coleção didática Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (2016), de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien. A coleção destina-se ao Ensino Médio e apresenta a integração das três frentes curriculares- Literatura, Língua e linguagem e Produção de texto, em todos os capítulos. O trabalho teve como objetivo investigar em que medida os conteúdos literários da coleção didática contribuem, efetivamente, para a formação do leitor. Para tanto, lançamos mão da Teoria da Formação de Leitores, que se apresentou como uma resposta às nossas inquietações, no que diz respeito à ausência de hábitos leitores entre os estudantes brasileiros, situação comprovada por testes e pesquisas. Podemos mencionar o teste realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que revelou, em sua última edição, um baixo desempenho de estudantes brasileiros em leitura. O resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2018, aponta que 50% dos estudantes brasileiros, com idade de 15 anos, não têm o nível básico de leitura. Assim, sabendo que o livro didático é uma das principais ferramentas utilizadas em sala de aula, propomos uma avaliação qualitativa de sua grade literária, já que a literatura constitui- se como um recurso importante às práticas leitoras escolares. Destacamos, ainda, que, para nosso embasamento teórico, recorremos a estudiosos que discutem o tema, como Circe Maria Bittencourt (1993), Marco Antônio Silva (2012), Simone Bueno Borges da Silva e Júlio Neves Pereira (2018), que nos fornecem grandes contribuições sobre o livro didático no Brasil; Eliana Yunes (2014) é a principal representante teórica da Formação de Leitores em nosso estudo, além de Marisa Lajolo (1996,2011), Regina Zilberman (2008) e outros autores que corroboram a nossa discussão. Ainda se faz necessário elencarmos, sumariamente, os principais resultados do estudo, que aponta: quanto às atividades propostas pelo livro didático, percebeu-se que as questões são bem elaboradas e fazem com que o estudante leia os textos com o máximo de atenção. Porém, na maioria dos capítulos analisados na coleção didática, nota-se que há predominância de atividades de mera verificação da compreensão leitora, em que o aluno é orientado apenas à cópia, sem que seja proposta a esse aluno uma performance autoral e discursiva. Ainda percebemos que não há, na maioria dos capítulos analisados, orientações sobre a dinâmica do ato da leitura e acreditamos que a estratégia de leitura é importante quanto à formação do gosto pela leitura. Um ponto positivo, percebido na análise, é a configuração e disposição dos conteúdos presentes no livro didático, já que tal fator contribui para uma melhor exploração dos conteúdos didáticos. Dessa maneira, afirmamos que, quanto ao objetivo de formar leitores, a coleção didática analisada possui vários pontos favoráveis, entretanto, ainda há muito a melhorar. Em síntese, nosso trabalho constitui-se como ferramenta de reflexão para todos os envolvidos no processo de produção e escolha das coleções didáticas.
Abstract: The present work exposes the results of the research, whose object of study was the didactic collection Portuguese Contemporary: dialogue, reflection and use (2016), by William Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien. The collection is intended for High School and presents the integration of the three curricular fronts - Literature, Language and Language and Text Production, in all chapters. The objective of this work was to investigate to what extent the literary contents of the didactic collection effectively contribute to the formation of the reader. To do so, we used the Theory of Reader Formation, which was presented as a response to our concerns, with regard to the lack of reading habits among Brazilian students, a situation proven by tests and research. We can mention the test carried out by the International Student Assessment Program (PISA), which revealed, in its latest edition, a low performance of Brazilian students in reading. The result, released by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), in 2018, points out that 50% of Brazilian students, aged 15, do not have the basic level of reading. Thus, knowing that the textbook is one of the main tools used in the classroom, we propose a qualitative assessment of its literary grid, since literature constitutes an important resource for school reading practices. We also highlight that, for our theoretical basis, we resorted to scholars who discuss the subject, such as Circe Maria Bittencourt (1993), Marco Antônio Silva (2012), Simone Bueno Borges da Silva and Júlio Neves Pereira (2018), who provide us with major contributions on textbooks in Brazil; Eliana Yunes (2014) is the main theoretical representative of Reader Education in our study, in addition to Marisa Lajolo (1996, 2011), Regina Zilberman (2008) and other authors who corroborate our discussion. It is still necessary to briefly list the main results of the study, which points out: as for the activities proposed by the textbook, it was noticed that the questions are well elaborated and make the student read the texts with the utmost attention. However, in most of the chapters analyzed in the didactic collection, it is noted that there is a predominance of activities of mere verification of reading comprehension, in which the student is oriented only to the copy, without being proposed to this student an authorial and discursive performance. We also noticed that, in most of the chapters analyzed, there is no guidance on the dynamics of the act of reading and we believe that the reading strategy is important in terms of forming a taste for reading. A positive point, perceived in the analysis, is the configuration and arrangement of the contents present in the textbook, since this factor contributes to a better exploration of the didactic contents. In this way, we affirm that, regarding the objective of forming readers, the didactic collection analyzed has several favorable points, however, there is still much to improve. In summary, our work constitutes a reflection tool for all those involved in the process of production and choice of didactic collections.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5572
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura

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