Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/987
Autor(a): Magalhães, Wellington
Orientador: Santos, Aline Sueli de Salles
Título: A formação jurídica e suas interfaces com a formação inicial na magistratura brasileira
Palavras-chave: Formação jurídica;Formação inicial;Escolas judiciais;Modelo tradicional;Novos paradigmas;Legal training;Inicial training;Judicial schools;Traditional model;New paradigms
Data do documento: 29-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH
Citação: MAGALHÃES, Wellington. A formação jurídica e suas interfaces com a formação inicial na magistratura brasileira.2018.67f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2018.
Resumo: O presente trabalho analisou a necessidade de uma formação inicial orientada para a alta capacitação dos(as) magistrados(as), bem como da importância de tal formação, orientada por valores humanísticos, críticos e reflexivos. Analisou também as origens históricas da formação judicial no Brasil a fim de melhor compreender a atual crise no ensino jurídico brasileiro. Questionou o modelo tradicional orientado apenas pela memorização e repetição mecânica. Destacou a necessidade do desenvolvimento de um novo paradigma de formação inicial. Refletiu sobre a importância das escolas judiciais como o locus privilegiado para uma tal formação de excelência.
Abstract: The present study analyzed the need for an initial formation oriented to the high qualification of the magistrates, as well as the importance of such formation, guided by humanistic, critical and reflective values. Also analyzed the historical origins of judicial training in Brazil to better understand the current crisis in brazilian legal education. Questioned the traditional model guided only by memorization and mechanical repetition. Emphasized the need to develop a new paradigm of initial formation. Reflected on the importance of judicial schools as the privileged locus for such a formation of excellence.
URI: http://hdl.handle.net/11612/987
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