Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/8021
Autor(a): Araújo, Alexandre Pereira
Orientador: Silva, Alexandre Tadeu Rossini da
Título: Escritórios-modelo em institutos federais de ensino superior: um estudo de caso de implantação no IFTO
Palavras-chave: Escritórios-Modelo; Inovação; IFTO; Manual Operacional; Model Offices; Innovation; IFTO; Operational Manual
Data do documento: 10-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Citação: ARAÚJO, Alexandre Pereira. Escritórios-modelo em institutos federais de ensino superior: um estudo de caso de implantação no IFTO. 2024.81f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2024.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo desenvolver um Manual Operacional para a implantação de Escritórios-Modelo no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), visando fortalecer o processo de inovação na instituição. O estudo buscou entender as práticas existentes e os desafios enfrentados por Escritórios-Modelo em Institutos Federais na região Norte do Brasil, com o intuito de adaptá-las e implementá-las no contexto do IFTO. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, com análise descritiva e exploratória dos dados coletados. A elaboração deste manual surge como uma ferramenta estratégica para orientar a criação e gestão desses escritórios, proporcionando um ambiente onde a inovação e o empreendedorismo possam ser integrados às práticas acadêmicas, promovendo um impacto significativo tanto na formação dos estudantes quanto na contribuição para a comunidade. O resultado final deste trabalho é um documento prático, que poderá ser adotado pelo IFTO como referência para institucionalizar Escritórios-Modelo, fortalecendo a cultura de inovação e empreendedorismo no âmbito da educação superior.
Abstract: This dissertation aims to develop an Operational Manual for the implementation of Model Offices at the Federal Institute of Tocantins (IFTO), with the goal of strengthening the institution's innovation process. The study sought to understand the existing practices and challenges faced by Model Offices in Federal Institutes in the Northern region of Brazil, with the intent to adapt and implement them within the IFTO context. The methodology applied was qualitative, using bibliographic and documentary research, along with descriptive and exploratory data analysis. The creation of this manual serves as a strategic tool to guide the establishment and management of these offices, providing an environment where innovation and entrepreneurship can be integrated into academic practices, thereby promoting a significant impact on both student development and community engagement. The final outcome of this work is a practical document that may be adopted by IFTO as a reference for institutionalizing Model Offices, thereby strengthening the culture of innovation and entrepreneurship within higher education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNit

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