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http://hdl.handle.net/11612/7890
Authors: | Souza, Neuriane Vieira de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Aizza, Leila Eliane |
Title: | Educação do campo: principais desafios à efetivação desse direito social |
Keywords: | Educação do campo; Povos do campo; Política de educação; Marcos normativos. |
Issue Date: | 3-Sep-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SOUZA, Neuriane Vieira de. Educação do campo: principais desafios à efetivação desse direito social. 2025. 58f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido a partir da pesquisa documental e bibliográfica que discute a temática da educação do campo. Nesse sentido, apresenta inicialmente uma breve historicização sobre o tema e destaca a importância dos movimentos sociais na construção dessa política. Nessa direção, o objetivo geral deste estudo tem como foco compreender os desafios e limites colocados à efetivação da educação do campo no país. Em consonância, os objetivos específicos são voltados a analisar brevemente o contexto histórico de seu desenvolvimento, além de discutir os desafios colocados a essa política, bem como as consequências para os educandos. Os achados da pesquisa indicam que os desafios são variados e vão desde a estrutura física precária das unidades de ensino, salas multisseriadas, formação especifica e continuada para os educadores, além da baixa destinação de recursos públicos para a execução dessa política. Além disso, o estudo indica que os avanços e as conquistas nessa temática são resultantes da luta e a resistência dos movimentos sociais do campo que além da luta pela terra, priorizam o desenvolvimento da educação que atenda às reais necessidades e especificidades dos povos do campo. Esta pauta contribuiu significativamente para a ampliação dos marcos normativos da educação do campo. |
Abstract: | This course completion work was developed from documentary and bibliographic research that discusses rural education. In this sense, the work presents a brief historicization of the origin of rural education policy in the country to the present day and highlights the importance of social movements in the construction of this process. In this sense, the general objective of this study is to understand the ills that plague rural education and the consequences in the life of rural communities. In consonance, the specific objectives are aimed at briefly analyzing the historical context of the development of rural education in the country. In addition to discussing the challenges posed to this policy and the consequences for students in these regions and, finally, identifying the expressions of the social issue present in rural education. The findings of the research indicate that the main challenges of rural education range from structures, transportation, multigrade classrooms, specific training of educators, the lack of allocation of public resources until due recognition in the country's political agendas. The advances and achievements along this trajectory are the result of struggles and resistance, with a strong contribution from rural social movements, which in addition to the struggle for land, fight for a rural education that meets the needs and specificities of rural peoples and thus rural education gains important normative frameworks, which add to the advances of these struggles. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7890 |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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