Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7875
Authors: Alves, Wendeandro Aires
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, George Leonardo Seabra
Title: O “mundo” indígena nas páginas da História: Uma análise do Livro Didático de História, após a criação do Novo Ensino Médio no Tocantins (2017 - 2022)
Keywords: História Indígena. Livro Didático. BNCC. Educação Decolonial. Ensino Médio. Indigenous History. Textbook. BNCC. Decolonial Education. High School
Issue Date: 27-Mar-2023
Citation: ALVES, Wendeandro Aires. O “mundo” indígena nas páginas da História: Uma análise do Livro Didático de História, após a criação do Novo Ensino Médio no Tocantins (2017 - 2022).2025.156f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação analisa criticamente a abordagem da História Indígena nos livros didáticos de História da 1ª série do Ensino Médio, em diálogo com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Ana de Souza Paiva, no município de Ipueiras/TO. A pesquisa discute os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio na construção curricular, destacando tensões e limites na incorporação da temática indígena. Fundamenta-se em referenciais teóricos decoloniais, problematizando as permanências do colonialismo e da colonialidade no ensino de História. A análise do livro didático Conexões evidencia avanços pontuais, mas também revela lacunas, simplificações e uma abordagem ainda eurocêntrica da História Indígena. O estudo destaca a diversidade dos povos indígenas no Tocantins, enfatizando aspectos culturais, linguísticos, territoriais e de resistência. Conclui-se que, apesar de avanços normativos e curriculares, a presença da História Indígena nos livros didáticos e nos documentos institucionais permanece insuficiente, demandando práticas pedagógicas críticas, interdisciplinares e comprometidas com a valorização dos saberes indígenas.
Abstract: ABSTRACT This dissertation critically analyzes the approach to Indigenous History in history textbooks used in the 1st year of Brazilian High School, in dialogue with the Political-Pedagogical Project (PPP) of Ana de Souza Paiva State School, located in Ipueiras, Tocantins. The research discusses the impacts of the National Common Curricular Base (BNCC) and the New High School reform on curriculum design, highlighting the tensions and limitations regarding the inclusion of Indigenous themes. Based on decolonial theoretical frameworks, the study problematizes the persistence of colonialism and coloniality in the teaching of History. The analysis of the textbook Conexões reveals some advances but also exposes gaps, simplifications, and a predominantly Eurocentric perspective on Indigenous History. The research underscores the diversity of Indigenous peoples in Tocantins, focusing on cultural, linguistic, territorial, and resistance dimensions. The study concludes that, despite normative and curricular advances, the presence of Indigenous History in textbooks and institutional documents remains insufficient, requiring critical, interdisciplinary pedagogical practices committed to the valorization of Indigenous knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7875
Appears in Collections:Mestrado em História das Populações Amazônicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wendeandro Aires Alves - Dissertação.pdf5.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.