Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7746
Authors: Queiroz, Diego Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Meira, Janeisi de Lima
Title: Formação continuada de professores de matemática no Tocantins: desafios e possibilidades para o uso de tecnologias digitais para um ensino mais inclusivo
Keywords: Formação continuada de professores; Tecnologias Digitais; Educação Inclusiva; Ensino de Matemática; Continuing teacher training; Digital Technologies; Education Inclusive; Mathematics Teaching
Issue Date: 3-Jul-2025
Citation: QUEIROZ, Diego Monteiro de. Formação continuada de professores de matemática no Tocantins: desafios e possibilidades para o uso de tecnologias digitais para um ensino mais inclusivo. 2250. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação foi desenvolvida a partir da necessidade de compreender os desafios e potencialidades do uso de Tecnologias Digitais (TD) como ferramenta de promoção da inclusão no ensino de Matemática na Educação Básica. A escolha do tema justifica-se diante da crescente demanda por práticas pedagógicas inclusivas e do reconhecimento de que a formação inicial e continuada dos professores, em geral, não contempla de forma suficiente a articulação entre inclusão e uso de tecnologias. Assim, este estudo teve como objetivo geral compreender os desafios e possibilidades da prática pedagógica de professores que ensinam Matemática na rede estadual do Tocantins decorrentes de um curso de formação continuada em tecnologias digitais para um ensino mais inclusivo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com delineamento exploratório, tendo como estratégia metodológica a pesquisa de campo. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas aplicadas a um grupo focal de professores. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo, conforme os procedimentos estabelecidos por Bardin (2010), permitindo a categorização e interpretação das informações obtidas com auxílio do software IRaMuteQ. Os resultados evidenciaram a importância da formação continuada para o enriquecimento didático dos docentes, de modo a ampliar sua segurança no uso planejado e intencional das TD em favor da aprendizagem dos estudantes com deficiência. Os participantes destacaram a potencialidade das tecnologias digitais para tornar o ensino da Matemática mais acessível e interativo, favorecendo a participação ativa e a autonomia dos alunos. Contudo, também foram identificados desafios significativos, tais como a precariedade da infraestrutura tecnológica nas escolas, a insatisfação com a qualidade de algumas formações continuadas ofertadas, a dificuldade dos docentes em adaptar conteúdos para alunos com deficiência e a ausência de suporte psicológico para lidar com as demandas emocionais da docência. Ademais, constatou-se certa resistência por parte de alguns professores em adotar e aprender novas formas de ensinar, o que compromete o aproveitamento pleno das TD. Os achados desta pesquisa apontam para a necessidade de políticas públicas que não se limitem à aquisição de equipamentos, mas que invistam de forma sistemática na formação docente de forma contínua, articulada à realidade escolar e às necessidades dos professores e alunos. As lacunas identificadas sugerem que estudos futuros devem aprofundar a análise sobre a relação entre tipos específicos de tecnologias e diferentes deficiências, investigar os efeitos a longo prazo da inserção tecnológica no desenvolvimento escolar e social dos estudantes, além de investigações sobre o impacto do PROFE, como política pública de formação e valorização docente. Deste modo, esta dissertação contribui para o avanço do conhecimento sobre práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Matemática, reafirmando o papel das tecnologias digitais como aliadas na construção de uma educação mais equitativa e de qualidade para todos.
Abstract: This dissertation was developed from the need to understand the challenges and potentialities of the use of Digital Technologies (TD) as a tool to promote inclusion in the teaching of Mathematics in Basic Education. The choice of the theme is justified by the growing demand for inclusive pedagogical practices and the recognition that the initial and continuing training of teachers, in general, does not sufficiently contemplate the articulation between inclusion and use of technologies. Thus, this study had as its general objective to understand the challenges and possibilities of the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the state network of Tocantins resulting from a continuing education course in digital technologies for a more inclusive teaching. The research adopted a qualitative approach, with an exploratory design, with field research as a methodological strategy. Semi-structured interviews applied to a focus group of teachers were used as data collection instruments. The data were treated through Content Analysis, according to the procedures established by Bardin (2010), allowing the categorization and interpretation of the information obtained with the help of the IRaMuteQ software. The results showed the importance of continuing education for the didactic enrichment of teachers, in order to expand their safety in the planned and intentional use of TD in favor of the learning of students with disabilities. The participants highlighted the potential of digital technologies to make the teaching of Mathematics more accessible and interactive, favoring active participation and student autonomy. However, significant challenges were also identified, such as the precariousness of the technological infrastructure in schools, the dissatisfaction with the quality of some continuing education offered, the difficulty of teachers in adapting content for students with disabilities and the absence of psychological support to deal with the emotional demands of teaching. In addition, there was some resistance on the part of some teachers in adopting and learning new ways of teaching, which compromises the full use of TD. The findings of this research point to the need for public policies that are not limited to the acquisition of equipment, but that invest systematically in teacher training in a continuous way, articulated to the school reality and the needs of teachers and students. The identified gaps suggest that future studies should deepen the analysis of the relationship between specific types of technologies and different disabilities, investigate the long-term effects of technological insertion on the school and social development of students, as well as investigations on the impact of the PROFE, as a public policy of training and teacher appreciation. Thus, this dissertation contributes to the advancement of knowledge about inclusive pedagogical practices in the teaching of Mathematics, reaffirming the role of digital technologies as allies in the construction of a more equitable and quality education for all.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7746
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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