Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7610
Autor(a): Lima, Joelma de Moura Gontijo
Orientador: Castorino, Adriano
Título: A burocracia universitária operacional: um estudo das rotinas de uma secretaria acadêmica na Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Burocracia. Comunicação Pública. Inclusão Educacional. Secretarias Acadêmicas. Bureaucracy. Public Communication. Educational Inclusion. Academic secretariats
Data do documento: 19-Dez-2024
Citação: LIMA, Joelma de Moura Gontijo. A burocracia universitária operacional: um estudo das rotinas de uma secretaria acadêmica na Universidade Federal do Tocantins. 2024.36f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública - Profiap) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Profiap, Palmas, 2024.
Resumo: Os processos acadêmicos requerem flexibilização necessária para que as secretarias acadêmicas construam um ambiente mais inclusivo para todos os sujeitos inseridos em cursos de nível superior. No setor público a promoção da inclusão está diretamente vinculada com o dever de satisfação do interesse coletivo, não sendo essa uma faculdade optativa do Estado, mas sim uma obrigatoriedade. No entanto, as práticas das secretarias acadêmicas revelam certa burocracia discricional que podem incidir em prejuízos para usuários dos serviços oferecidos. O objetivo geral desta pesquisa foi então descrever as rotinas de atendimento e os processos burocráticos no cotidiano de uma secretaria acadêmica da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foram utilizadas as metodologias de revisão bibliográfica e de análise documental para produzir esta pesquisa de abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório-descritivo com fundamentação aportada por pensamentos científicos (estudos buscados nas bases Capes e SciELO, publicados entre 2018 e 2024, no idioma português), por livros, legislações, normas e dados práticos da secretaria acadêmica da UFT. O aporte teórico da pesquisa foi sustentado por pensamentos aludidos por Cida Bento, Miguel Arroyo, Paulo Freire e outros, sendo a base teórica principal desta pesquisa as compreensões trazidas por Cida Bento, de Miguel Arroyo e de Paulo Freire. Os resultados encontrados demonstraram um alto volume de processos acadêmicos na secretaria da UFT, problemas de acessibilidade nos sistemas e dificuldades linguísticas. Os resultados ainda demonstraram complexidade exagerada e pouca flexibilização nos prazos, o que pode agravar a onerosidade. A análise dos processos revelou que mesmo diante das tentativas de automação e flexibilidade dos prazos e outros processos, tais medidas não são suficientes para assegurar atendimento eficiente e inclusivo, principalmente diante da ausência de canais de comunicação mais claros, de provimento de feedbacks e outras questões que afetam a comunicação, tornando-a ineficiente. A pesquisa considera então pela necessidade emergente de se humanizar os processos da secretaria acadêmica da UFT, na disposição de canais de comunicação mais eficiente e em outras estratégias necessárias para promover maior inclusão neste ambiente.
Abstract: Academic processes require the necessary flexibility so that academic secretariats can create a more inclusive environment for all individuals enrolled in higher education courses. In the public sector, promoting inclusion is directly linked to the duty to satisfy the collective interest, and this is not na optional faculty of the State, but ther na obligation. However, the practices of academic secretariats reveal a certain discretionary bureaucracy that can result in losses for users of the services offered. The general objective of this research was to describe the ther nt routines and bureaucratic processes in the daily routine of na academic secretariat at the Federal University of Tocantins (UFT). The methodologies of bibliographic review and ther nte analysis were used to produce this qualitative research, ther n in nature and with na exploratory-descriptive objective, based on scientific thoughts (studies searched in the Capes and SciELO databases, published between 2018 and 2024, in Portuguese), books, legislation, standards and practical data from the academic secretariat of UFT. The theoretical contribution of the research was supported by thoughts alluded to by Cida Bento, Miguel Arroyo, Paulo Freire and others, with the main theoretical basis of this research being the understandings brought by Cida Bento, Miguel Arroyo and Paulo Freire. The results found demonstrated a high volume of academic processes in the UFT secretariat, accessibility problems in the systems and linguistic difficulties. The results also demonstrated exaggerated complexity and little flexibility in deadlines, which can aggravate the cost. The analysis of the processes revealed that even with attempts to automate and make deadlines and ther processes more flexible, such measures are not enough to ensure ther nte and inclusive ther nt, especially in the absence of clearer communication channels, feedback provision and ther issues that affect communication, making it ther nte . The research then considers the emerging need to humanize the processes of the UFT academic secretariat, in the ther nte f more ther nte communication channels and ther strategies necessary to promote greater inclusion in this environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7610
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