Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7534
Authors: Sousa, Lindiberg de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Amaral, Roberto Antônio Penedo do
Title: A paideia grega como eixo orientador para o ensino de Filosofia no Ensino Médio
Keywords: Experiência filosófica. Ensino de filosofia. Formação da personalidade. Paideía grega. Philosophical experience. Philosophy teaching. Personality formation. Greek paideia
Issue Date: 27-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: SOUSA, Lindiberg de Oliveira. A paideia grega como eixo orientador para o ensino de Filosofia no Ensino Médio.137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de filosofia, explorando a relevância dessa disciplina no contexto escolar e na formação dos jovens do Ensino Médio, conduzidos por um processo do qual os sujeitos da educação possam se tornar parte e se beneficiar das aprendizagens e reflexões que a filosofia proporciona. O estudo aborda a paideía grega como eixo central, destacando quatro etapas históricas: a poética homérica, a tragédia, a educação sofística e a paideía socrática. Ao analisar essas etapas, busca-se resgatar a riqueza de experiências e saberes acumulados ao longo do tempo. Concomitantemente à parte teórica, desenvolve-se também o projeto prático na Escola Maria Benta, que adapta cada estágio histórico da paideía visando contribuir ativamente para a formação da personalidade dos estudantes. O objetivo é oferecer uma experiência filosófica que promova a reflexão sobre questões essenciais da vida e incentivando a busca pela perfeição da alma, conforme proposto por Sócrates. Assim, o trabalho almeja proporcionar aos educandos uma experiência filosófica autêntica, orientada pelo amor à sabedoria e pela busca da verdade.
Abstract: The present work proposes a reflection on the teaching of philosophy, exploring the relevance of this discipline in the school context and in the education of high school students. It is guided by a process in which the subjects of education can become part and benefit from the learning and reflections that philosophy provides. The study addresses Greek paideia as a central axis, highlighting four historical stages: the Homeric poetics, tragedy, sophistic education, and Socratic paideia. In analyzing these stages, the aim is to recover the wealth of experiences and knowledge accumulated over time. Concurrently with the theoretical part, a practical project is developed at Maria Benta School, adapting each historical stage of paideia to actively contribute to the formation of students’ personalities. The goal is to offer a philosophical experience that goes promotes reflection on essential life issues and encouraging the pursuit of soul perfection, as proposed by Socrates. Thus, the work aims to provide students with an authentic philosophical experience guided by love for wisdom and the search for truth.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7534
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lindiberg de Oliveira Sousa - Dissertação.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.