Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmaral, Roberto Antônio Penedo do-
dc.contributor.authorSousa, Lindiberg de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:38:44Z-
dc.date.available2025-05-26T19:38:44Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Lindiberg de Oliveira. A paideia grega como eixo orientador para o ensino de Filosofia no Ensino Médio.137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7534-
dc.description.abstractThe present work proposes a reflection on the teaching of philosophy, exploring the relevance of this discipline in the school context and in the education of high school students. It is guided by a process in which the subjects of education can become part and benefit from the learning and reflections that philosophy provides. The study addresses Greek paideia as a central axis, highlighting four historical stages: the Homeric poetics, tragedy, sophistic education, and Socratic paideia. In analyzing these stages, the aim is to recover the wealth of experiences and knowledge accumulated over time. Concurrently with the theoretical part, a practical project is developed at Maria Benta School, adapting each historical stage of paideia to actively contribute to the formation of students’ personalities. The goal is to offer a philosophical experience that goes promotes reflection on essential life issues and encouraging the pursuit of soul perfection, as proposed by Socrates. Thus, the work aims to provide students with an authentic philosophical experience guided by love for wisdom and the search for truth.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsLivrept_BR
dc.subjectExperiência filosófica. Ensino de filosofia. Formação da personalidade. Paideía grega. Philosophical experience. Philosophy teaching. Personality formation. Greek paideiapt_BR
dc.titleA paideia grega como eixo orientador para o ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de filosofia, explorando a relevância dessa disciplina no contexto escolar e na formação dos jovens do Ensino Médio, conduzidos por um processo do qual os sujeitos da educação possam se tornar parte e se beneficiar das aprendizagens e reflexões que a filosofia proporciona. O estudo aborda a paideía grega como eixo central, destacando quatro etapas históricas: a poética homérica, a tragédia, a educação sofística e a paideía socrática. Ao analisar essas etapas, busca-se resgatar a riqueza de experiências e saberes acumulados ao longo do tempo. Concomitantemente à parte teórica, desenvolve-se também o projeto prático na Escola Maria Benta, que adapta cada estágio histórico da paideía visando contribuir ativamente para a formação da personalidade dos estudantes. O objetivo é oferecer uma experiência filosófica que promova a reflexão sobre questões essenciais da vida e incentivando a busca pela perfeição da alma, conforme proposto por Sócrates. Assim, o trabalho almeja proporcionar aos educandos uma experiência filosófica autêntica, orientada pelo amor à sabedoria e pela busca da verdade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lindiberg de Oliveira Sousa - Dissertação.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.