Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7403
Autor(a): | Souza, Eliane Gomes de |
Orientador: | Castro, Douglas Azevedo |
Título: | A importância do conjunto numérico na aprendizagem matemática |
Palavras-chave: | Conjunto numérico;Ensino de matemática;Ensino e aprendizagem de matemática;Metodologia |
Data do documento: | 4-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | SOUZA, Eliane Gomes de; TEIXEIRA, Janaina Alves. A importância do conjunto numérico na aprendizagem matemática. 32 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021. |
Resumo: | As crianças começam a educação primária com habilidades matemáticas variáveis. Algumas delas entendem os fundamentos de números e matemática, enquanto outras apresentam dificuldades na compreensão de contagem básica, reconhecimento de números, compreensão de símbolos, discriminação de quantidade e conceitos de adição e subtração. Muitas vezes, este conjunto de competências numéricas no início da vida escolar é referido como número, sentido ou competências matemáticas iniciais. Os alunos precisam estabelecer e compreender essas competências antes de passar para tarefas matemáticas mais complexas. Por isso, para problematização deste estudo a seguinte pergunta é essencial: Qual é a importância do conjunto numérico na aprendizagem da matemática? Os conjuntos numéricos são importantes para agrupar números que tenham as mesmas características, vendo as possibilidades de que os agrupamentos dos números também existem restrições. A análise deste trabalho nos levou a concluir que a aprendizagem dos conjuntos numéricos é difícil para os alunos. A apresentação cronológica da aparição dos conjuntos tem facilitado o aprendizado não só dos conjuntos numéricos, mas a matemática em geral. |
Abstract: | Children start primary education with varying math skills. Some of them understand the fundamentals of numbers and math, while others struggle with understanding basic counting, number recognition, understanding symbols, quantity discrimination, and addition and subtraction concepts. This set of numeracy skills at the beginning of school life is often referred to as number, sense or early math skills. Students need to establish and understand these competencies before moving on to more complex math tasks. Therefore, to problematize this study, the following question is essential: What is the importance of the numerical set in the learning of mathematics? Numerical sets are important for grouping numbers that have the same characteristics, seeing the possibilities that the groupings of numbers also have restrictions. The analysis of this work led us to conclude that learning numerical sets is difficult for students. The chronological presentation of the appearance of sets has facilitated the learning not only of numerical sets, but mathematics in general. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7403 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Matemática - Eliane Gomes de Souza_Janaina Alves Teixeira de Castro (1) (1).pdf | 419.95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.