Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7382
Autor(a): | Batista, Geandro Richard da Silva Gomes |
Orientador: | Souza, Luciane Silva de |
Título: | Projeto do chão da aldeia e do quilombo para a Universidade: contribuições para a educação escolar indígena no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – CEMIX |
Palavras-chave: | Educação escolar indígena;Projeto de extensão;CEMIX;Estudantes Xerentes |
Data do documento: | 7-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | BATISTA, Geandro Richard da Silva Gomes. Projeto do chão da aldeia e do quilombo para a Universidade: contribuições para a educação escolar indígena no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – CEMIX. 2024. 26f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo analisar as contribuições do projeto “Do chão da aldeia e do quilombo para a universidade” para a Educação Escolar Indígena no CEMIX. O fundamento, então, é o projeto que foi desenvolvido como extensão no Centro de Ensino Médio Xerente, no Território Xerente. O projeto teve duas etapas: a primeira na Universidade Federal do Tocantins da cidade de Miracema, com rodas de conversas, minicursos e oficinas; e a outra na Escola Indígena, Centro de Ensino Médio Indígena Xerente, na cidade de Tocantínia. No texto deste artigo, vamos tratar apenas da segunda etapa, na escola indígena. Para tanto, temos como questionamento: quais contribuições o projeto “Do chão da aldeia e do quilombo para a universidade” trouxe para a Educação Escolar Indígena, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – CEMIX? E, subsidiariamente, quais desafios e possibilidades foram percebidos ao longo da execução do projeto? A pesquisa foi bibliográfica, explicativa, descritiva e de abordagem qualitativa. Sabemos das dificuldades do povo indígena Xerente para chegar à escola, mas, além disso, encontramos dificuldades relacionadas à língua materna e à língua portuguesa, seja em sua leitura ou em sua escrita. |
Abstract: | Este artículo tuvo como objetivo analizar los aportes del proyecto “Del piso del pueblo y del quilombo a la universidad” a la Educación Escolar Indígena del CEMIX. La base, pues, es el proyecto que se desarrolló como ampliación del Centro de Educación Secundaria de Xerente, en el Territorio de Xerente. El proyecto tuvo dos etapas: la primera en la Universidad Federal de Tocantins, en la ciudad de Miracema, con círculos de conversación, cursos cortos y talleres; y el otro en la Escuela Indígena, Centro de Ensino Indígena Xerente, en la ciudad de Tocantínia. En el texto de este artículo nos ocuparemos únicamente de la segunda etapa, en la escuela indígena. Para ello nos surge la siguiente pregunta: ¿qué aportes trajo a la Educación Escolar Indígena el proyecto “Del piso del pueblo y del quilombo a la universidad”, en el Centro de Educación Secundaria Indígena Xerente – CEMIX? Y, alternativamente, ¿qué desafíos y posibilidades se percibieron a lo largo de la ejecución del proyecto? La investigación fue bibliográfica, explicativa, descriptiva y tuvo un enfoque cualitativo. Conocemos las dificultades de los indígenas Xerente para llegar a la escuela, pero además encontramos dificultades relacionadas con la lengua materna y la lengua portuguesa, ya sea en lectura o escritura. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7382 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Geandro Richard - Artigo de graduação.pdf | 578.22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.