Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7359
Autor(a): Lima, Helen Cardoso
Orientador: Coura, Felipe de Almeida
Título: Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT
Palavras-chave: Formação de professores de libras;Crenças;Emoções;Libras teacher education;Beliefs;Emotions
Data do documento: 21-Jan-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: LIMA, Helen Cardoso. Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da uft. 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar e descrever algumas crenças e emoções de professores em formação dos períodos iniciais e finais do curso de licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Buscou- se entender o que os professores em pré-serviço sentem e acreditam a partir das vivências no processo de formação. Essa pesquisa caracteriza-se em pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa com pesquisa de campo. Quanto ao procedimento metodológico se enquadra em levantamento de dados, como forma de se aproximar da realidade a ser estudada. Os dados foram colhidos através de questionário estruturado, com 29 questões entre objetivas e subjetivas, através da plataforma Google Formulários. Os resultados evidenciam que alguns participantes ainda apresentam crenças relacionadas a libras, sendo mais evidente nos alunos do primeiro período, pois ainda estão em processo de descobertas e aprendizado. Com relação às emoções, grande parte dos participantes trouxeram que em algum dado momento sentiram medo de sinalizar, timidez, receio de não ser compreendido e/ou não compreender o surdo.
Abstract: This study aims to identify and describe some beliefs and emotions of teachers in training in the initial and final semesters of the degree program in Libras teaching (udergraduate) at the Federal University of Tocantins - UFT. We sought to understand what pre-service teachers feel and believe based on their experiences in the training process. This research characterizes in applied research, of qualitative approach with field research. As for the methodological procedure, it fits into data collection, as a way of approaching the reality to be studied. Data were collected through a structured questionnaire totaling 29 questions between objective and subjective, through the Google Forms platform. The results show that some participants still have beliefs related to libras, being more evident in first semester students, as they are still in the process of discoveries and learning. With regard to emotions, most participants said that at some point they felt afraid to sign, shyness, fear of not being understood and/or not understanding the deaf person.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7359
Aparece nas coleções:Letras ‒ Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helen Cardoso Lima - TCC.pdf585.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.