Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoura, Felipe de Almeida-
dc.contributor.authorLima, Helen Cardoso-
dc.date.accessioned2025-01-21T12:41:58Z-
dc.date.available2025-01-21T12:41:58Z-
dc.date.issued2025-01-21-
dc.identifier.citationLIMA, Helen Cardoso. Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da uft. 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7359-
dc.description.abstractThis study aims to identify and describe some beliefs and emotions of teachers in training in the initial and final semesters of the degree program in Libras teaching (udergraduate) at the Federal University of Tocantins - UFT. We sought to understand what pre-service teachers feel and believe based on their experiences in the training process. This research characterizes in applied research, of qualitative approach with field research. As for the methodological procedure, it fits into data collection, as a way of approaching the reality to be studied. Data were collected through a structured questionnaire totaling 29 questions between objective and subjective, through the Google Forms platform. The results show that some participants still have beliefs related to libras, being more evident in first semester students, as they are still in the process of discoveries and learning. With regard to emotions, most participants said that at some point they felt afraid to sign, shyness, fear of not being understood and/or not understanding the deaf person.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectFormação de professores de libraspt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectLibras teacher educationpt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.titleCrenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFTpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo identificar e descrever algumas crenças e emoções de professores em formação dos períodos iniciais e finais do curso de licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Buscou- se entender o que os professores em pré-serviço sentem e acreditam a partir das vivências no processo de formação. Essa pesquisa caracteriza-se em pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa com pesquisa de campo. Quanto ao procedimento metodológico se enquadra em levantamento de dados, como forma de se aproximar da realidade a ser estudada. Os dados foram colhidos através de questionário estruturado, com 29 questões entre objetivas e subjetivas, através da plataforma Google Formulários. Os resultados evidenciam que alguns participantes ainda apresentam crenças relacionadas a libras, sendo mais evidente nos alunos do primeiro período, pois ainda estão em processo de descobertas e aprendizado. Com relação às emoções, grande parte dos participantes trouxeram que em algum dado momento sentiram medo de sinalizar, timidez, receio de não ser compreendido e/ou não compreender o surdo.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helen Cardoso Lima - TCC.pdf585.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.