Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coura, Felipe de Almeida | - |
dc.contributor.author | Lima, Helen Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T12:41:58Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T12:41:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Helen Cardoso. Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da uft. 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7359 | - |
dc.description.abstract | This study aims to identify and describe some beliefs and emotions of teachers in training in the initial and final semesters of the degree program in Libras teaching (udergraduate) at the Federal University of Tocantins - UFT. We sought to understand what pre-service teachers feel and believe based on their experiences in the training process. This research characterizes in applied research, of qualitative approach with field research. As for the methodological procedure, it fits into data collection, as a way of approaching the reality to be studied. Data were collected through a structured questionnaire totaling 29 questions between objective and subjective, through the Google Forms platform. The results show that some participants still have beliefs related to libras, being more evident in first semester students, as they are still in the process of discoveries and learning. With regard to emotions, most participants said that at some point they felt afraid to sign, shyness, fear of not being understood and/or not understanding the deaf person. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Acesso livre | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de libras | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Libras teacher education | pt_BR |
dc.subject | Beliefs | pt_BR |
dc.subject | Emotions | pt_BR |
dc.title | Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo identificar e descrever algumas crenças e emoções de professores em formação dos períodos iniciais e finais do curso de licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Buscou- se entender o que os professores em pré-serviço sentem e acreditam a partir das vivências no processo de formação. Essa pesquisa caracteriza-se em pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa com pesquisa de campo. Quanto ao procedimento metodológico se enquadra em levantamento de dados, como forma de se aproximar da realidade a ser estudada. Os dados foram colhidos através de questionário estruturado, com 29 questões entre objetivas e subjetivas, através da plataforma Google Formulários. Os resultados evidenciam que alguns participantes ainda apresentam crenças relacionadas a libras, sendo mais evidente nos alunos do primeiro período, pois ainda estão em processo de descobertas e aprendizado. Com relação às emoções, grande parte dos participantes trouxeram que em algum dado momento sentiram medo de sinalizar, timidez, receio de não ser compreendido e/ou não compreender o surdo. | pt_BR |
dc.publisher.campus | Porto Nacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.curso | CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRAS | pt_BR |
dc.publisher.local | Porto Nacional | pt_BR |
dc.publisher.level | Graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras ‒ Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Helen Cardoso Lima - TCC.pdf | 585.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.