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Authors: Vale, Márcia Sepúlvida do
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Valéria da Silva
Title: Encontros literários: leitura, literatura e educação básica
Keywords: Leitura; Literatura; Ensino; Educação; Reading; Literature; Teaching; Education
Issue Date: 28-Feb-2019
Citation: VALE, Márcia Sepúlvida do. Encontros literários: leitura, literatura e educação básica. 2019. 99f. Dissertação (Mestrado em Letras Ensino de Língua e Literatura) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo investiga uma experiência de ensino vivenciada na educação básica, desenvolvida nas turmas de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Paraíso. Por meio dessa experiência, buscou-se desenvolver o ensino de literatura com vistas à formação leitora dos estudantes. O trabalho envolve, inicialmente, a pesquisa bibliográfica na perspectiva de compreender a educação desde o seu surgimento até a sua implantação como direito legal, observando, quando possível, as práticas de leitura e literatura ocorridas nesse percurso. Em seguida, a pesquisa passa a ser de cunho documental, objetivando mostrar como o ensino de literatura está proposto nos documentos oficiais da educação básica, confrontando, em alguns momentos, com a prática desenvolvida nas escolas, em outros, com as contradições entre os conceitos e as orientações apresentadas nos documentos oficiais. Por fim, são abordadas as análises do uso das metodologias ativas (BERBEL, 2011). Os resultados apontam que os documentos oficiais apresentam a literatura como elemento de grande importância para a humanização e para a imaginação criadora dos estudantes, que são ativadas pela leitura literária; porém, são obsoletos quando apresentam as diretrizes para a efetividade desse ensino ao se pautarem em saberes históricos e estéticos. Ademais, os resultados atestam que o projeto desenvolvido no Campus Paraíso do Tocantins tem alcançado a formação leitora dos estudantes por meio do alinhamento interdisciplinar com as diversas formas artísticas. As principais referências utilizadas foram os estudos de Yunes (2002; 2009), Compagnon (2009), Cambi (1999), Saviani (2013) e os documentos oficiais da educação básica, PCN (2002), OCNEM (2006) e BNCC (2018).
Abstract: The present study investigates an experience of teaching accomplished in basic education, developed in the classes of Integrated High School of the Federal Institute of Education Science and Technology of Tocantins, Campus Paraíso. Through this experience, we tried to approach literature teaching aiming the development of the students' reading skills. Initially, the study involves a bibliographical research with the perspective of understanding education from its foundation until its implantation as a legal right, observing, whenever it is possible, the reading and literature practices applied in this course. Afterward, the research approach becomes documentary, aiming to show how the teaching of literature is proposed in the basic education official documents, confronting at times with the practice developed in schools and, in other moments, with the contradictions between the concepts and guidelines presented in the official documents. Finally, the study brings the analysis of the use of active methodologies (BERBEL, 2011). The results show that the official documents present literature as an element of great importance for the humanization and creative imagination of the students, which are activated by literary reading; on the other hand, also points that literature is obsolete, when they present the guidelines for the effectiveness of this teaching funded in historical and aesthetic knowledge. Besides, the results points that the project developed at Campus Paraíso do Tocantins has reached the student reading formation through the interdisciplinary alignment with the various artistic forms. As theoretical bases, were used the studies of the following authors: Yunes (2002, 2009), Compagnon (2009), Cambi (1999), Saviani (2013) and the official documents of basic education, PCN (2002), OCNEM (2006) and BNCC 2018).
URI: http://hdl.handle.net/11612/7252
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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