Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7248
Autor(a): Nascimento, Antonio Fernando Sousa do
Orientador: Sardeiro, Leandro de Araújo
Título: Metodologias Ativas aplicadas ao ensino de Filosofia: Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida na Unidade Escolar Marocas Lima, em Ilha Grande do Piauí-PI
Palavras-chave: Autonomia; Ensino de filosofia; Protagonismo estudantil; Recursos digitais; Autonomy; Teaching of philosophy; Student leadership; Digital resources
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: NASCIMENTO, Antonio Fernando Sousa do. Metodologias Ativas aplicadas ao ensino de Filosofia: Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida na Unidade Escolar Marocas Lima, em Ilha Grande do Piauí-PI.2024.107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2024.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a temática das Metodologias Ativas de Aprendizagem intitulado Metodologias Ativas aplicadas ao ensino de filosofia: ensino híbrido e sala de aula invertida na Unidade Escolar Marocas Lima em Ilha Grande do Piauí – PI, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos da 2a série, turma A, do Ensino Médio Regular do ano de 2023, turno da tarde. Objetivou-se com esta pesquisa investigar a aplicabilidade de metodologias ativas ao ensino de Filosofia, dentro do modelo híbrido de ensino, mediante a estratégia Sala de Aula Invertida na Educação Básica com a utilização das tecnologias digitais disponíveis pelos estudantes. Entendemos que a nossa proposta no presente trabalho é relevante porque tem o intuito de inserir professores e alunos da Educação Básica em práticas de ensino que visem à autonomia e ao protagonismo do aluno com a utilização de metodologia ativas (ensino híbrido e sala de aula invertida), visando a ultrapassar as barreiras do ensino baseado somente por meio de aulas expositivas, os quais prevalecem em nossas escolas durante anos. Assim, mediante a verificação da turma durante a aplicação da sequência didática, percebemos que eles desenvolveram o protagonismo e a autonomia no processo de construção de seus conhecimentos.
Abstract: This work is a study on the theme of Active Learning Methodologies, entitled Active Methodologies applied to the teaching of philosophy: hybrid teaching and inverted classroom at the Marocas Lima School Unit, in Ilha Grande do Piauí – PI, having as its basis - ways of researching students in the 2nd grade, class A, of Regular High School in the year 2023, afternoon shift. The objective of this research is to investigate the applicability of active methodologies to the teaching of Philosophy, within the hybrid teaching model, through the Flipped Classroom strategy in Basic Education with the use of digital technologies available to students. We understand that our proposal in this work is relevant because it aims to insert basic education teachers and students into teaching practices that aim at student autonomy and protagonism with the use of active methodologies (hybrid teaching and classroom of flipped classes), aiming to overcome the barriers of teaching based solely on expository classes, which have prevailed in our schools for years. Thus, by checking the class during the application of the didactic sequence, we realized that they developed protagonism and autonomy in the process of building their knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7248
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Fernando Sousa do Nascimento - Dissertação.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.