Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7217
Authors: Santos, Laydiane Cristina Belo dos
metadata.dc.contributor.advisor: Ipolito, Juliana Chioca
Title: Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil
Keywords: Autismo;Formação docente;Ensino e aprendizagem;Educação especial;Inclusão escolar
Issue Date: 29-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Laydiane Cristina Belo dos. Inclusão escolar: os desafios da prática docente e as dificuldades de aprendizagem da criança autista na educação infantil. 2022. 40f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou apresentar uma reflexão acerca dos desafios da prática docente no processo de inclusão da criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Para tanto, foi adotado como metodologia de constituição deste trabalho a pesquisa bibliográfica. Conforme apresentado, o autismo é um distúrbio neurológico com características relacionadas principalmente com as dificuldades de interação social e comunicação oral, e com estereotipias e movimentos repetitivos. No ambiente escolar a criança autista requer muita atenção dos professores, que precisam estar profissionalmente capacitados para tornar a escola um lugar de integração. Este estudo contribuiu para esta reflexão pedagógica, no entendimento de que a escola deve sempre buscar promover a inclusão de todos, através de uma boa formação docente e da participação da família da criança autista, além de entender que ao frequentar uma escola regular, a criança já tem a possibilidade de ser incluída em sociedade.
Abstract: This study aimed to present a reflection on the challenges of teaching practice during the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. Therefore, bibliographical research was adopted in the constitution of this work. As presented, autism is a neurodevelopmental disorder with characteristics mainly related to difficulties in social interaction and oral communication, with stereotypes and repetitive movements. In the school environment, the autistic child requires a lot of attention from teachers, who need to be professionally trained to make the school a place of integration. This study contributed to this pedagogical reflection, in the understanding that the school must always seek to promote the inclusion of all, through good teacher training and the participation of the autistic child's family, in addition to understanding that by attending a regular school, the child already has the possibility of joining society.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7217
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