Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6943
Autor(a): Boza, Danúbia de Medeiros Bezerra
Orientador: Araujo, Humberto Xavier de
Título: Proposta de aprendizagem na intervenção educacional de estudantes autistas utilizando internet das coisas (IOT)
Palavras-chave: Educação. Autismo. Internet das coisas. Processos de ensino e aprendizagem.Education. Autism. Internet of Things. Teaching and learning processes
Data do documento: 30-Jun-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS
Citação: BOZA, Danúbia de Medeiros Bezerra. Proposta de aprendizagem na intervenção educacional de estudantes autistas utilizando internet das coisas (IOT).2023. 161f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2023.
Resumo: Existe um panorama diversificado de definições em relação ao autismo, assim como diversas teorias que descrevem as abordagens de intervenções educacionais adequadas às suas especificidades, a fim de obter melhores resultados em seus processos de ensino e aprendizagem. O problema norteador desta investigação envolveu, com efeito, uma reflexão sobre o modo como as tecnologias podem ser recursos eficazes para o ensino de estudantes autistas e promoverem condições favoráveis à prática docente, possibilitando, assim, que esses estudantes sejam mais bem assistidos nos espaços educacionais. Dessa concepção, este trabalho teve como objetivo principal avaliar um protótipo, baseado na Internet das Coisas (IOT), como recurso pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Jonas Pereira Lima, em Brejinho de Nazaré - TO. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, com objetivos explicativos, se iniciou com uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias nos contextos educacionais de ensino e aprendizagem de estudantes autistas, seguida de um levantamento de informações sobre o protótipo a ser avaliado. Posteriormente, foi realizada a coleta de dados, que consistiu em: (i) análise de cunho documental, tanto no Censo Escolar, a respeito do número de estudantes autistas matriculados na Rede Regular de Ensino no Estado do Tocantins, quanto na escola objeto da pesquisa, por meio da análise das fichas de matrícula, observando quantitativo e perfil desses estudantes; (ii) sessões de grupos focais com professores, demais profissionais da unidade escolar e familiares, no intuito de obter informações sobre os desafios relacionados à inclusão, às especificidades dos estudantes que participaram da pesquisa e o apoio das tecnologias nas práticas pedagógicas; (iii) aplicação de ficha diagnóstica de habilidades básicas, referente à área da linguagem e vocabulário e observação em sala de aula, para a elaboração dos procedimentos de aplicação do protótipo e avaliação posterior de seus efeitos. O protótipo, elaborado com linguagem de programação na plataforma de prototipagem Arduíno, associada à tecnologia RFID1, foi avaliado durante as aulas na sala regular e de recursos multifuncional da escola objeto de estudo, objetivando promover a interação entre professor e estudante autista, assim como a aprendizagem de conteúdo formal. Quanto aos resultados desta investigação, foram sinalizados pelos participantes da pesquisa pontos positivos quanto à funcionalidade do protótipo empreendido em sala de aula, respondendo que, enquanto recurso pedagógico, poderá ser utilizado no processo de inclusão de estudantes autistas na construção da aprendizagem. No entanto, também, foi possível constatar que a sua funcionalidade na educação apresentou algumas limitações, especialmente, quanto à interação com outro, durante o desenvolvimento do aprendizado.
Abstract: A diverse panorama of definitions regarding autism exists, as well as numerous theories that describe the approaches of educational interventions that are appropriate to their particularities, in order to have better results in their teaching and learning processes. The guiding question of this research involved, in fact, a reflection on how technologies can be considered effective resources for the teaching of autistic students and promote supportive conditions for teaching practice, thus empowering these students to be more effectively assisted in educational environments. Based on this understanding, this work had as its main goal to evaluate a prototype, supported by the Internet of Things (IoT), as a pedagogical resource in the teaching and learning processes of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the early years of elementary school, at the State School Jonas Pereira Lima, located in Brejinho de Nazaré - TO. The research, of qualitative-quantitative approach, with explanatory objectives, was initiated with a literature review on the role of technology in the educational contexts of teaching and learning of autistic students, which was followed by a survey of information about the prototype to be evaluated. Subsequently, data collection was conducted, which consisted of the following: (i) document analysis, based on the school census, regarding the number of autistic students registered in the regular education system in the state of Tocantins, and also in the school that was the object of the research, through an analysis of the registration forms, observing the number of students and their profiles; (ii) focus group sessions with teachers, other school staff, and family members, in order to obtain information about the challenges associated with inclusion, the specific needs of the students who participated in the research, and the support of technology in pedagogical practices; (iii) the application of a diagnostic form about basic skills, related to the language and vocabulary field, and classroom observation, for the development of the prototype application procedures and subsequent evaluation of its effects. The prototype, developed by using the programming language in the Arduino prototyping platform, associated with the RFID technology, was evaluated during the classes, in the regular classroom and in the multipurpose resource room of the school which was the object of the study, aiming to promote the interaction between teacher and autistic student, as well as the learning of formal content. The results of this research indicate that the participants of the study have positive opinions about the functionality of the prototype used in the classroom, answering that, as a pedagogical resource, it can be used in the process of inclusion of autistic students in the process of learning. However, it was also possible to see that its functionality in education presents some limitations, particularly regarding interaction with others during the development of learning.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6943
Aparece nas coleções:Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danúbia de Medeiros Bezerra Boza - Dissertação.pdf2.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.