Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6923
Autor(a): Costa, Júlia Feitosa
Orientador: Martins, José Lauro
Título: A criação da escola da serra: como lidar com os limites formais
Palavras-chave: Formalidade. Escola da Serra. LDB 9394/96. Ensino disruptivo. Educação.Formality. Serra School. LDB 9394/96. Disruptive teaching. Education
Data do documento: 18-Set-2023
Citação: COSTA, Júlia Feitosa. A criação da escola da serra: como lidar com os limites formais. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como propósito abordar sobre os mecanismos utilizados pela a Escola da Serra, por ter uma abordagem inovadora na forma de ensino, respeitando os ditames legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de número 9394/96. Ao longo dos tempos diversos pesquisadores vêm abordando a necessidade de uma nova educação com outros mecanismos de aprendizagem, podendo ser citado David Ausubel que acredita que a forma de aprender não necessita do ensino tradicionalista. Acontece que na maioria das vezes o empecilho para mudança alegada por muitos profissionais da educação é que a legislação impede aplicação de um ensino disruptivo, impondo às instituições de ensino práticas restritivas como carga horária, currículo engessado, sala de aulas tradicionalistas e entre outros motivos. Acontece que tem se avançado quanto aos estudos, principalmente concernente a esta implementação necessária e urgente de um novo ensino. A presente pesquisa tenha sido baseada em uma pesquisa qualitativa, baseada em uma metodologia exploratória e bibliográfica, visando avaliar quais as peculiaridades pedagógicas e jurídicas usadas pela a Escola da Serra, e como conseguiu se constituir e ter sua funcionalidade por tanto tempo. Possuindo como principais resultados obtidos e a permissão legal de funcionamento de escolas disruptivas desde que seja dado publicidade por meio do projeto pedagógico e regimento escolar próprio sobre as modalidades a serem desempenhadas, devendo ser de fácil acesso aos pais, alunos, profissionais e órgãos públicos.
Abstract: The purpose of this research is to address the mechanisms used by Escola da Serra, as it has an innovative approach to teaching, respecting the legal dictates of the Education Guidelines and Bases Law number 9394/96. Over time, several researchers have addressed the need for a new education with other learning mechanisms, including David Ausubel who believes that the way of learning does not require traditionalist teaching. It turns out that most of the time the obstacle to change alleged by many education professionals is that legislation prevents the application of disruptive teaching, imposing restrictive practices on educational institutions such as workload, rigid curriculum, traditionalist classrooms and other reasons. It turns out that progress has been made in terms of studies, mainly regarding this necessary and urgent implementation of a new teaching. This research was based on qualitative research, based on an exploratory and bibliographic methodology, aiming to evaluate the pedagogical and legal peculiarities used by Escola da Serra, and how it managed to establish itself and have its functionality for so long. The main results obtained are the legal permission to operate disruptive schools, as long as publicity is given through the pedagogical project and its own school regulations on the modalities to be carried out, and it must be easily accessible to parents, students, professionals and public bodies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6923
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Júlia Feitosa Costa - Dissertação.pdf740.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.