Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6919
Authors: Moura, Adriana Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Vinícius Souza
Title: Gestão de estágios à luz dos indicadores do INEP
Keywords: INEP. Estágio. Indicadores. Desempenho. Gestão da Qualidade. Internship. Indicators. Performance. Quality Management
Issue Date: 15-Jul-2024
Citation: MOURA, Adriana Barbosa. Gestão de estágios à luz dos indicadores do INEP. 2024. 180f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública - Profiap) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Profiap, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Considerando a importância da prática de estágio na formação acadêmica, por ser objeto de desenvolvimento didático-pedagógico dos cursos de graduação, a presente pesquisa tem como objetivo propor um Plano de Ação que contribua para o gerenciamento e acompanhamento dos indicadores do INEP relativos a estágio na UFT. Para tanto, trata-se de um estudo de caso onde procedeu-se uma revisão bibliográfica, documental e de campo nas Centrais de Estágios dos cinco Campi da universidade. Ao final, é apresentada a correspondência dos indicadores com objeto de mensuração e tipo de variável, ao passo que a associação se deu através de uma lógica analítico dedutiva. A revisão bibliográfica e pesquisa documental se concentraram na discussão acerca da importância da gestão institucional dos indicadores do INEP e das legislações pertinentes, bem como do metamodelo que se baseia na cadeia de valor e os 6E’s do desempenho. Para construção do Plano de Ação adotou-se as ferramentas de gestão da qualidade que são métodos e técnicas estruturadas que auxiliam na identificação, análise e resolução de problemas que foram identificados, para promoverem a melhoria contínua dos processos. Como recomendações propõem-se o uso de ferramentas como: o Ciclo PDCA, Análise SWOT, metodologia 5W2H e Matriz GUT, discutindo seus conceitos, aplicações e relevância no contexto da gestão da qualidade aplicada à área dos estágios. Destaca-se que a presente pesquisa apresenta uma proposição de aproximação entre os indicadores e gestão de qualidade, sem a pretensão de esgotar a discussão.
Abstract: Considering the importance of internship practice in academic training, as it is the object of didactic-pedagogical development of undergraduate courses, this research aims to propose an Action Plan that contributes to the management and monitoring of INEP indicators related to internships in academic training. UFT. To this end, this is a case study where a bibliographical, documentary and field review was carried out at the Internship Centers of the university's five campuses. At the end, the correspondence of the indicators with the measurement object and type of variable is presented, while the association took place through a deductive analytical logic. The bibliographic review and documentary research focused on the discussion about the importance of institutional management of INEP indicators and relevant legislation, as well as the metamodel that is based on the value chain and the 6E's of performance. To construct the Action Plan, quality management tools were adopted, which are structured methods and techniques that assist in the identification, analysis and resolution of problems that were identified, in addition to promoting continuous improvement of processes; as recommendations, the use of tools such as: the PDCA Cycle, SWOT Analysis, 5W2H methodology and GUT Matrix are proposed, discussing their concepts, applications and relevance in the context of quality management applied to the area of internships. It is noteworthy that this research presents a proposal for bringing indicators and quality management closer together, without the intention of exhausting the discussion.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6919
Appears in Collections:Mestrado em Administração Pública - Profiap

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Barbosa Moura - Dissertação.pdf3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.