Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6601
Autor(a): Souza, Kellen Barros de
Orientador: Santos, Marcos Antônio dos
Título: Uma escola para a comunidade quilombola Barra da Aroeira
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola;Arquitetura Escolar;Comunidade Quilombola;Escola Quilombola;Barra da Aroeira;Quilombola School Education;School Architecture
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUZA, Kellen Barros de. Uma escola para a comunidade quilombola Barra da Aroeira. 2022. 107. Monografia (Graduação). Curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2022.
Resumo: No Brasil, conforme dados da Fundação Cultural Palmares existem 2.474 comunidades quilombolas certificadas, sendo que 38 destas localizam-se no estado do Tocantins. Nesse contexto, a educação escolar quilombola, uma modalidade da educação básica, fruto da luta dos movimentos sociais negros e quilombolas, atua como uma ferramenta de transformação social, pois objetiva oferecer aos povos tradicionais do país uma educação pensada desde o seu lugar, sua história e sua luta. Diante disso, o presente trabalho apresenta uma proposta de projeto arquitetônico à nível de anteprojeto de uma escola para a Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, no estado do Tocantins. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de revisão bibliográfica e documental e o trabalho de campo composto por levantamentos fotográficos e entrevistas com os moradores da Comunidade Barra da Aroeira e com o corpo docente da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, que está localizada dentro do território da comunidade. A proposta arquitetônica aqui apresentada trata-se de um espaço escolar que busca atender as necessidades básicas da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira seguindo as diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola.
Abstract: In Brazil, according to data from the Palmares Cultural Foundation, there are 2,474 certified quilombola communities, 38 of which are located in the state of Tocantins. In this context, quilombola school education, a modality of basic education, the result of the struggle of black and quilombola social movements, acts as a tool for transforming the country and its struggle. In view of this, the present work presents a proposal for an architectural project at the preliminary project level of a school for the Quilombola Barra da Aroeira Community, in the state of Tocantins. The methodology used in this work was the bibliographic and documental review and the field work consisted of photographic surveys and interviews with the residents of the local community Barra da Aroeira community and with, the teaching staff of municipal school Horacio Jose Rodrigues, that is located within the territory of the community. The architectural proposal presented here is a school space that seeks to meet the basic needs of the Quilombola Barra da Aroeira Community, following the national guidelines for school education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6601
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