Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Marcos Antônio dos-
dc.contributor.authorSouza, Kellen Barros de-
dc.date.accessioned2024-02-22T19:22:02Z-
dc.date.available2024-02-22T19:22:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Kellen Barros de. Uma escola para a comunidade quilombola Barra da Aroeira. 2022. 107. Monografia (Graduação). Curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6601-
dc.description.abstractIn Brazil, according to data from the Palmares Cultural Foundation, there are 2,474 certified quilombola communities, 38 of which are located in the state of Tocantins. In this context, quilombola school education, a modality of basic education, the result of the struggle of black and quilombola social movements, acts as a tool for transforming the country and its struggle. In view of this, the present work presents a proposal for an architectural project at the preliminary project level of a school for the Quilombola Barra da Aroeira Community, in the state of Tocantins. The methodology used in this work was the bibliographic and documental review and the field work consisted of photographic surveys and interviews with the residents of the local community Barra da Aroeira community and with, the teaching staff of municipal school Horacio Jose Rodrigues, that is located within the territory of the community. The architectural proposal presented here is a school space that seeks to meet the basic needs of the Quilombola Barra da Aroeira Community, following the national guidelines for school education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectEscola Quilombolapt_BR
dc.subjectBarra da Aroeirapt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectSchool Architecturept_BR
dc.titleUma escola para a comunidade quilombola Barra da Aroeirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, conforme dados da Fundação Cultural Palmares existem 2.474 comunidades quilombolas certificadas, sendo que 38 destas localizam-se no estado do Tocantins. Nesse contexto, a educação escolar quilombola, uma modalidade da educação básica, fruto da luta dos movimentos sociais negros e quilombolas, atua como uma ferramenta de transformação social, pois objetiva oferecer aos povos tradicionais do país uma educação pensada desde o seu lugar, sua história e sua luta. Diante disso, o presente trabalho apresenta uma proposta de projeto arquitetônico à nível de anteprojeto de uma escola para a Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, no estado do Tocantins. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de revisão bibliográfica e documental e o trabalho de campo composto por levantamentos fotográficos e entrevistas com os moradores da Comunidade Barra da Aroeira e com o corpo docente da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, que está localizada dentro do território da comunidade. A proposta arquitetônica aqui apresentada trata-se de um espaço escolar que busca atender as necessidades básicas da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira seguindo as diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola.pt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PALMAS::PRESENCIAL::BACHARELADO::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.localPalmaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kellen Barros de Souza - TCC Monografia.pdf5.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.