Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6466
Autor(a): SILVA, José de Alcântara Ribeiro da
Orientador: LEITE, João de Deus
Título: Do Gesto de Formulação do Gênero "Anúncio Publicitário" no Livro Didático de Português do Ensino Médio: Entre a Unidade e a Dispersão de Sentidos
Palavras-chave: Discursividades;Anúncio Publicitário;Arquivo;Leitura;Discursivités;Annonce Publicitaire;Archive;Lecture
Data do documento: 28-Set-2020
Citação: SALES, João Pedro Almeida. Um Caminho Interdisciplinar para o Estudo de Tópicos da Física Térmica. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado acadêmico) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020
Resumo: Neste trabalho, a partir de pressupostos da Análise de Discurso francesa, de orientação pecheutiana, tomamos o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP), como objeto de análise e de problematização. Mais precisamente, o nosso interesse recaiu sobre o modo como os gêneros textuais anúncios publicitários foram formulados, no âmbito do LDLP, deixando entrever um “potencial de significação didática”. Do ponto de vista discursivo, o nosso interesse não é o gênero textual em si, mas o gesto de formulação que a ele está subjacente e constitutivo, considerando o jogo entre lugar discursivo de autor(es) e as tomadas de posição. Partimos da perspectiva de que esse lugar discursivo comporta gestos de leitura e de interpretação sobre um arquivo textual sobre o ensino de Língua Portuguesa. Sendo assim, há um trabalho discursivo em relação à materialidade de diretrizes e de documentos oficiais sobre esse ensino, bem como a política pública do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) por meio, por exemplo, do Edital de convocação. Esse conjunto de materialidade que acaba por constituir as condições de produção dos LDLP encerra uma “divisão social do trabalho da leitura” (Cf. PÊCHEUX, 2014). A pergunta de pesquisa que ancorou este trabalho está assim delineada: Em que medida o gesto de formulação dos gêneros anúncios publicitários, na coleção selecionada para análise, deixa entrever a “divisão social do trabalho da leitura” no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio? O objetivo geral foi assim delineado: analisar e problematizar o modo como se constitui o gesto de formulação dos gêneros anúncios publicitários em três livros de Português do Ensino Médio (1º, 2º e 3º) de uma mesma coleção, correlacionando-os com o eixo da Língua Portuguesa e a seção do livro em que eles aparecem. Já os objetivos específicos foram formulados desta maneira: (1) identificar aspectos do gesto de formulação primeiro dos gêneros textuais em questão, tais como: estruturação da linguagem, espaço de circulação, finalidade do que se busca vender e/ou promover (2) analisar como os gêneros textuais em questão e as outras materialidades significantes são alçadas à condição de “potencial de significação didática”; (3) analisar como a linguagem verbal e não verbal ganha abordagem, nesse potencial de significação, já que se trata de um gênero textual estruturado a partir da relação entre essas linguagens; (4) Propor a partir das materialidades significantes no livro didático de Língua portuguesa, novas formas de abordagem pondo em evidência a opacidade da linguagem, tanto a verbal quanto a não verbal. O método que ancora este trabalho é o histórico, pois enfocamos os recortes discursivos a partir do batimento entre descrição e interpretação, buscando na história (“memória discursiva” e “memória institucional”) elementos para fundamentar a nossa análise. As análises mostram que, em muitos momentos, o gesto de formulação dos gêneros textuais em questão está fundamentado em uma perspectiva de trabalho com a linguagem, com a língua e com a gramática ainda muito para se localizar e identificar informações. Não se radicaliza a perspectiva da dispersão e associação de sentidos, fazendo trabalhos, por exemplo, uma perspectiva de leitura como associação de sentidos.
Abstract: Dans ce travail, à partir de présupposés de l’Analyse du discours français, de la perspective pecheutienne, nous avons utilisé le Livre Didactique de Langue Portugaise (LDLP), comme sujet d’analyse et de problématisation. Plus précisément, notre intérêt s’est basé sur la façon dont les genres textuels annonces publicitaires ont été formulés au sein de LDLP, montrant un « potentiel de significations didactiques ». Du point de vue discursif, notre intérêt n’est pas le genre textuel lui-même, mais le geste de formulation qui le sous-tend et qui est constitutif, considérant le jeu entre la place de l’auteur(s) et les prises de positions. On s’est basé que la perspective de cette place discursive implique des gestes de lecture et d’interprétation sur un archive textuel, sur l’apprentissage de la langue portugaise. Par conséquent, il y a un travail discursif par rapport à la matérialité des directives et des documents officiels sur cet enseignement ainsi que la politique publique du Programme National du Livre et du Matériel didactique (PNLD) à travers, par exemple, de l’Affiche de convocation. Cet ensemble de matérialité fini par construire les conditions de productions des LDLP qui clôture une « division sociale du travail de la lecture » (Cf. PÊCHEUX, 1994). La question de recherche qui a ancré ce travail est ainsi définie : dans quelle mesure le geste de formulation des genres annonces publicitaires, dans la collection sélectionnée pour l’analyse, montre la « division sociale dutravail de lecture » dans l’apprentissage de Langue Portugaise dans le lycée ? L’objectif général a été ainsi défini : analyser et problématiser la manière comme se constitue le geste de formulation des genres annonces publicitaires dans trois livres de Portugais du Lycée (1°, 2° et 3°) d’une même collection, les mettant en relation avec l’axe de la Langue Portugaise et la sélection du livre dans lequel ils apparaissent. Désormais, les objectifs spécifiques ont été formulés de cette façon : (1) identifier d’abord les aspects du geste de formulation, des genres textuels en question, tels que : structuration du langage, espace de circulation, finalité de ce qu’on cherche vendre et/ou promouvoir (2) analyser comment les genres textuels en questionet les autres matérialités signifiantes sont atteintes à condition du « potentiel de signification didactique » ; (3) analyser comment le langage verbal et non verbal gagne l’approche, dans ce potentiel de signification, puisqu’il s’agit d’un genre textuel structuré à partir de la relation entre ces langages ; (4) Proposer à partir des matérialités signifiantes dans le livre didactique de Langue Portugaise, de nouveaux moyens d’approche mettent en évidence l’opacité du langage, autant verbal et non verbal. La méthode qui ancre ce travail est l’historique, car on s’est concentré sur les coupures discursives à partir de la relation entre description et interprétation, en cherchant dans l’histoire (« mémoire discursive » et « mémoire institutionnel ») des éléments pour soutenir notre analyse. Les analyses montrent qu’à maintes reprises, le geste de formulation des genres textuels en question soutenue sur une perspective de travail avec le langage, avec la langue et avec la grammaire encore beaucoup pour se localiser et identifier des informations. On ne radicalise pas la perspective de la dispersion et association des significations, en faisant des œuvres, par exemple, une perspective de lecture comme association de significations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6466
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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