Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6368
Autor(a): Amanda, Amanda Macêdo de
Orientador: Almeida, Cristiane Silva de
Título: O ENSINO REMOTO NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19: REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS
Palavras-chave: Educação e tecnologia.;Ensino Remoto Emergencial.
Data do documento: 29-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ALMEIDA, Amanda Macêdo de. O ensino remoto no período da pandemia do covid 19: reflexões a partir do curso de letras da universidade federal do norte do Tocantins. . 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: Ao longo do curso de Letras, na Universidade Federal do Norte do Tocantins, em algumas disciplinas, como Didática e TICs, surgiu o interesse de pesquisar as dificuldades encontradas na utilização de meios tecnológicos no processo ensino - aprendizagem. Com o advento da pandemia do COVID 19, iniciada em 2020, vivenciamos a experiência do ensino remoto emergencial, que apresentou desafios consideráveis aos alunos e professores, mediante a nova configuração social e educacional, desencadeada pela pandemia. Com isso, a questão central de nossa pesquisa consistiu em: O ensino remoto, durante a pandemia da covid 19, interferiu na qualidade do processo de ensino -aprendizagem dos alunos de Letras da UFNT? Para tanto, o objetivo principal deste estudo, foi analisar os principais desafios do processo ensino - aprendizagem, durante as aulas remotas, com a utilização das tecnologias. A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa, com o objetivo de analisar, de forma crítico - reflexiva, a realização do processo ensino – aprendizagem no curso de Letras da UFNT, durante as aulas remotas. Neste sentido, autores como Kenski (1996), Moran (1995), Garcia (2020), Lima (2020), Pimenta e Lima (2006), contribuíram de forma significativa para nossas análises. A partir da pesquisa e estudos realizados, constatamos que o uso da tecnologia atrelada ao ensino, tornou-se fundamental ao desenvolvimento do processo de ensino - aprendizagem dos alunos, no Curso de Letras da Universidade, os alunos encontraram muitas barreiras, visto à pouca experiência com a utilização de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem, dificuldade de acesso à tecnologia e internet, bem como aos desafios de manter - se estimulado a dinâmica das aulas, tendo em vista a própria metodologia de ensino, utilizada em determinados momentos.
Abstract: During the Portuguese Language course at the Federal University of North Tocantins, in some disciplines, such as Didactics and ICTs, interest arose in researching the difficulties encountered in the use of technological methods in the teaching-learning process. With the advent of the COVID 19 pandemic, which started in 2020, we experienced the emergency remote teaching, which presented considerable challenges to students and professors, through the new social and educational contour, triggered by the pandemic. As this, the central question of our research consisted of Remote teaching, during the covid 19 pandemic, nterfered in the quality of the teaching-learning process of the UFNT Literature students. Therefore, the main objective of this study sought to analyze the main challenges of the teaching-learning process, during the remote classes, with the use of technologies. The methodology used was predominantly qualitative, with the objective of analyzing, in a critical and reflexive way, the realization of the teaching-learning process, in the Portuguese language course at UFNT, during remote classes. In this regard, authors such as Kenski (1996) and Moran (1995), Rondine; Garcia (2020), Lima (2020), Pimenta e Lima (2006), contributed significantly to our analyses. Based on research and studies executed, we found that the use of technology linked to teaching, became fundamental to the development of the students' teaching-learning process in the Portuguese Language Course at the University, but that it encountered many barriers such as little experience with the use of technological resources in the process of learning, difficulty accessing technology and the internet due to financial conditions, as well as the challenges of keeping the dynamics of the classes stimulated, as like the teaching methodology itself, used at certain times.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6368
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA MACÊDO DE ALMEIDA-TCC-LETRAS.pdf377.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.