Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6366
Autor(a): TELES, Mauricelia Fonseca
RODRIGUES, Josenilda Pereira da Silva
Orientador: GARCIA, Marcela Cristina Barbosa
Título: A Biologia e as dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular
Palavras-chave: Biologia;Práticas Educativas;BNCC;Biology;Educational Practices
Data do documento: 29-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: TELES, Mauricelia Fonseca; RODRIGUES, Josenilda Pereira da Silva. A Biologia e as dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas-EAD) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar, aprofundar e compartilhar algumas das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, previstas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no Ensino Médio, principalmente na parte que é transversal ou direta à Biologia. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise documental de olhares sobre a Biologia e as Competências Gerais da BNCC. As análises seguiram as etapas propostas por metodologias de Lakatos e Marconi, (1996); e Cervo e Bervian (2002). De modo que a revisão bibliográfica abordou os autores: Da Conceição, Mota e Barguil (2020); Ricardo (2005); Theotônio (2022); Ramos (2020); Layrargues (2000); Caon (2005); Menegotto (2007); Ciavatta e Frigotto (2005); Lipton (2022) e Bezerra (2022). A pesquisa revelou a contribuição da UFT Câmpus de Gurupi para investigações sobre a Biologia; a colaboração do professor na formação do aluno em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; os processos possíveis de condições reflexivas e práticas para desenvolver as dez Competências Gerais, no âmbito da Biologia e da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Concluiu-se que o trabalho investigativo não para na formação inicial de um professor, e cobra do profissional um comprometimento com seu próprio desenvolvimento técnico, com a aprendizagem dos estudantes e com o princípio de que todos conseguem aprender.
Abstract: The research aimed to investigate, deepen and share some of the competencies of the 2018 National Common Curriculum Base (BNCC), foreseen for the area of Natural Sciences and its Technologies, in High School, mainly in the part that is transversal or direct to the Biology. For this, a bibliographic research and a documental analysis of views on Biology and the General Competencies of the BNCC were carried out. The analyzes followed the steps proposed by the methodologies of Lakatos and Marconi, (1996); and Cervo and Bervian (2002). Thus, the literature review addressed the authors: Da Conceição, Mota and Barguil (2020); Ricardo (2005); Theotônio (2022); Ramos (2020); Layrargues (2000); Caon (2005); Menegotto (2007); Ciavatta and Frigotto (2005); Lipton (2022) and Bezerra (2022). The research revealed the contribution of UFT Campus de Gurupi to investigations on Biology; the teacher's collaboration in the formation of the student in Natural Sciences and its Technologies; the possible processes of reflective and practical conditions to develop the tem General Competencies, within the scope of Biology and the area of Natural Sciences and its Technologies. It was concluded that investigative work does not stop at the initial training of a teacher, and demands from the professional a commitment to their own technical development, to student learning and to the principle that everyone can learn.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6366
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