Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6164
Autor(a): Muricí, Sílvia Gomes
Orientador: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Título: As práticas corporais de aventura: uma análise a partir das perspectivas dos acadêmicos
Palavras-chave: Práticas corporais de aventura;Educação física escolar;Vivências corporais diversificadas;PCA
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MURICÍ, Sílvia Gomes. As práticas corporais de aventura: uma análise a partir das perspectivas dos acadêmicos. 2023. 30f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a inserção das Práticas Corporais de Aventura (PCA) no currículo da Educação Física escolar, considerando a predominância dos conteúdos tradicionais da disciplina e a necessidade de promover vivências corporais diversificadas, conforme preconizado pela BNCC, bem como a verificar os conhecimentos dos estudantes de Educação Física do Câmpus de Miracema do Tocantins sobre as práticas corporais de aventura e a sua inserção dentro dos estágios curriculares. As PCA são definidas como atividades realizadas em ambientes naturais ou urbanos, envolvendo imprevisibilidade e risco controlado. A pesquisa abrange uma revisão bibliográfica para examinar a abordagem desses conteúdos na literatura científica, seguida de entrevistas com estudantes de Educação Física da UFT que já concluíram estágios obrigatórios. Por meio de perguntas abertas, buscando coletar percepções e experiências dos participantes sobre as PCA. A pesquisa adota uma abordagem com análise de dados qualitativos e categorização das respostas. Os resultados serão analisados em conjunto com a literatura, visando compreender a percepção dos estudantes e identificar possíveis desafios relacionados à estrutura e metodologia de ensino. O estudo visa aprimorar a prática pedagógica da Educação Física, estimulando a diversificação dos conteúdos e enriquecimento das experiências dos alunos
Abstract: This Course Completion Work focuses on the inclusion of Adventure Body Practices (PCA) in the Physical Education curriculum at school, considering the predominance of the discipline's traditional contents and the need to promote diversified body experiences, as recommended by the BNCC, as well as verifying the knowledge of Physical Education students at the Miracema do Tocantins Campus about adventure body practices and their insertion within the curricular internships. PCA are defined as activities carried out in natural or urban environments, involving unpredictability and controlled risk. The research encompasses a bibliographic review to examine the approach of these contents in the scientific literature, followed by interviews with Physical Education students at UFT who have already completed mandatory internships. Through open questions, seeking to collect participants' perceptions and experiences about PCA. The research adopts an approach with qualitative data analysis and categorization of answers. The results will be analyzed together with the literature, aiming to understand the students' perception and identify possible challenges related to the teaching structure and methodology. The study aims to improve the pedagogical practice of Physical Education, encouraging the diversification of contents and enrichment of students' experiences.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6164
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