Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6158
Autor(a): Sousa, Graziely Rodrigues de
Orientador: Ipolito, Juliana Chioca
Título: O processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem;Dificuldades de aprendizagem;TDAH;Educação especial
Data do documento: 23-Nov-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Graziely Rodrigues de. O processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH. 2023. 54f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas viáveis para o processo de desenvolvimento educacional de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este estudo se justifica, pois, atualmente, há inúmeros diagnósticos de TDAH de alunos que apresentam hiperatividade, desatenção e dificuldades de aprendizagem, sendo assim classificados com um transtorno que ainda é muito controverso e duvidoso, tanto em relação a seu conceito, quanto às causas, diagnósticos e tratamentos realizados. Nesse contexto, os professores enfrentam diversos desafios e dificuldades em sua prática docente, com relação ao processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Por isso, nesta pesquisa, realizamos a análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH, segundo consta na literatura da área, em busca de compreensão sobre a temática, visando a contribuir com estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento e inclusão do educando no contexto educacional. A investigação se deu a partir de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico do tipo qualitativo, analisando teses e dissertações na base de dados da CAPES, e artigos científicos localizados no Google Acadêmico, que nos possibilitou compreender o quanto o papel do professor e da escola é importante neste processo para desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento destas crianças, de acordo com suas individualidades e contextos sociais vivenciados.
Abstract: This research aims to investigate the feasible pedagogical practices for the educational development process of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study is justified because, currently, there are numerous diagnoses of ADHD of students with hyperactivity, inattention, and learning disabilities, thus being classified as a disorder that is still very controversial and dubious, both in relation to its concept, its causes, diagnoses, and treatments. In this context, teachers face several challenges and difficulties in their teaching practice, regarding the teaching and learning process of these students. Therefore, in this research, we analyzed the teaching-learning process of students with ADHD, according to the literature in the area, in search of understanding on the subject, aiming to contribute with pedagogical strategies that promote the development and inclusion of the student in the educational context. The investigation was based on a qualitative exploratory bibliographic research, analyzing theses and dissertations in the CAPES database, and scientific articles located in Google Scholar, which allowed us to understand how important the role of the teacher and the school is in this process to develop strategies that contribute to the development of these children, according to their individualities and social contexts.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6158
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziely Rodrigues de Sousa - Monografia.pdf515.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.