Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIpolito, Juliana Chioca-
dc.contributor.authorSousa, Graziely Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-11-23T21:21:30Z-
dc.date.available2023-11-23T21:21:30Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationSOUSA, Graziely Rodrigues de. O processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH. 2023. 54f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6158-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the feasible pedagogical practices for the educational development process of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study is justified because, currently, there are numerous diagnoses of ADHD of students with hyperactivity, inattention, and learning disabilities, thus being classified as a disorder that is still very controversial and dubious, both in relation to its concept, its causes, diagnoses, and treatments. In this context, teachers face several challenges and difficulties in their teaching practice, regarding the teaching and learning process of these students. Therefore, in this research, we analyzed the teaching-learning process of students with ADHD, according to the literature in the area, in search of understanding on the subject, aiming to contribute with pedagogical strategies that promote the development and inclusion of the student in the educational context. The investigation was based on a qualitative exploratory bibliographic research, analyzing theses and dissertations in the CAPES database, and scientific articles located in Google Scholar, which allowed us to understand how important the role of the teacher and the school is in this process to develop strategies that contribute to the development of these children, according to their individualities and social contexts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAHpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas viáveis para o processo de desenvolvimento educacional de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este estudo se justifica, pois, atualmente, há inúmeros diagnósticos de TDAH de alunos que apresentam hiperatividade, desatenção e dificuldades de aprendizagem, sendo assim classificados com um transtorno que ainda é muito controverso e duvidoso, tanto em relação a seu conceito, quanto às causas, diagnósticos e tratamentos realizados. Nesse contexto, os professores enfrentam diversos desafios e dificuldades em sua prática docente, com relação ao processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Por isso, nesta pesquisa, realizamos a análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos com TDAH, segundo consta na literatura da área, em busca de compreensão sobre a temática, visando a contribuir com estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento e inclusão do educando no contexto educacional. A investigação se deu a partir de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico do tipo qualitativo, analisando teses e dissertações na base de dados da CAPES, e artigos científicos localizados no Google Acadêmico, que nos possibilitou compreender o quanto o papel do professor e da escola é importante neste processo para desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento destas crianças, de acordo com suas individualidades e contextos sociais vivenciados.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graziely Rodrigues de Sousa - Monografia.pdf515.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.