Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6107
Autor(a): Almeida, Fernanda Correia de Lima
Orientador: Capuzzo, Denise de Barros
Título: Plano educacional individualizado: aplicativo de uso colaborativo na elaboração do PEI para um aluno autista
Palavras-chave: Planejamento educacional. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Produto Educacional. Avaliação. Educational planning. Inclusion. Autism Spectrum Disorder. Evaluation. Educational Product
Data do documento: 19-Mai-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: ALMEIDA, Fernanda Correia de Lima. Plano educacional individualizado: aplicativo de uso colaborativo na elaboração do PEI para um aluno autista. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
Resumo: Diante da crescente demanda de alunos autistas matriculados na rede regular de ensino, o objeto de pesquisa resultante nesta dissertação foi a forma de planejamento educacional direcionado a esse público. Nesse sentido, a proposta se deu na elaboração do Plano Educacional Individualizado – PEI (doravante), para aluno autista matriculado na rede de ensino regular em uma escola, na cidade de Balsas, região Sul do Maranhão. Esta pesquisa objetivou compreender como se desenvolve uma prática pedagógica colaborativa entre professores do ensino regular e da educação especial na elaboração do Plano de Ensino Individualizado - PEI para o aluno autista. Os objetivos específicos se constituíram em refletir sobre as bases legais da Educação Especial e Inclusiva e suas contribuições na elaboração de um PEI; apresentar o planejamento pedagógico como ferramenta intencional na escolarização dos alunos com deficiência; acompanhar os professores do ensino regular e da educação especial na elaboração do Plano de Ensino Individualizado para o aluno autista e propor um aplicativo para nortear a elaboração do plano educacional individualizado para o aluno público-alvo da educação especial. A metodologia utilizada foi a qualitativa baseada nos pressupostos da pesquisa-ação e contou também com a pesquisa documental e entrevistas estruturadas. Como referencial teórico utilizamos a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (1994, 2007, 2010) articulado com o conceito de deficiência intelectual apresentada em seus escritos. Como produto educacional da pesquisa foi elaborado um aplicativo denominado de PEI-DIGITAL - um app que poderá ser utilizado pelas escolas de ensino regular da rede municipal, como mecanismo facilitador de elaboração do Plano Educacional Individualizado para alunos com deficiência. Este aplicativo será de uso interno da escola, com acesso mútuo entre os professores envolvidos e que poderá ser preenchido coletivamente após as definições dos objetivos, metas, estratégias e adaptações curriculares necessárias. Por último, foi evidenciado na pesquisa, a importância da elaboração do PEI por meio do trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e educação especial.
Abstract: Given the growing demand of autistic students enrolled in the regular school network, the object of research resulting in this dissertation was the form of educational planning directed to this public. In this sense, the proposal took place in the elaboration of the Individualized Educational Plan – PEI (hereinafter), for autistic students enrolled in the regular education network in a school, in the city of Balsas, southern region of Maranhão. This research aimed to understand how a collaborative pedagogical practice is developed between teachers of regular education and special education in the elaboration of the Individualized Teaching Plan - PEI for the autistic student. The specific objectives were to reflect on the legal bases of Special and Inclusive Education and its contributions in the elaboration of a PEI; to present pedagogical planning as an intentional tool in the schooling of students with disabilities; accompany the teachers of regular education and special education in the elaboration of the Individualized Teaching Plan for the autistic student and propose an application to guide the elaboration of the individualized educational plan for the target public student of special education. The methodology used was qualitative based on the assumptions of action research and also included documentary research and structured interviews. As a theoretical framework we used the historical-cultural perspective of Vygotsky (1994, 2007, 2010) articulated with the concept of intellectual disability presented in his writings. As an educational product of the research, an application called PEI- DIGITAL was elaborated - an app that can be used by the regular schools of the municipal network, as a facilitating mechanism for the elaboration of the Individualized Educational Plan for students with disabilities. This application will be for internal use of the school, with mutual access between the teachers involved and that can be filled collectively after the definitions of the objectives, goals, strategies and necessary curricular adaptations. Finally, it was evidenced in the research, the importance of the elaboration of the PEI through the collaborative work between the teachers of the regular education and special education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6107
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Correira Almeida - Disssertação.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.