Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5931
Autor(a): Caridade, Nelcicleide Viana Dias
Orientador: Capuzzo, Denise de Barros
Título: Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá
Palavras-chave: Prática Pedagógica. Língua Portuguesa. Alfabetização. Surdo. Pedagogical Practice. Portuguese language. Literacy. Deaf
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: CARIDADE, Nelcicleide Viana Dias. Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
Resumo: O presente relatório de pesquisa trata das “Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa na Alfabetização com Estudantes Surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá” tendo como objetivo principal, o de compreender as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa como L2 na alfabetização com alunos surdos no Centro de Atendimentos ao Surdo, seguindo como método fundamentado no tipo de pesquisa qualitativa, descritiva e fenomenológica, desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras ouvintes e duas surdas, buscando alcançar os objetivos propostos de tal modo que o relatório se estrutura a partir dos dados coletados na investigação e originando na elaboração do produto final: Produto Técnico Tecnológico – O Guia Prático para Professores de Alfabetização de Língua Portuguesa L2 com Surdos, a fim de contribuir na ação docente de forma que o professor possa ressignificar o seu fazer pedagógico.
Abstract: This research report deals with the “Pedagogical Practices of the Portuguese Language in Literacy with Deaf Students at the Centro de Assistência ao Surdo Amapá” with the main objective of listing the pedagogical practices of the Portuguese Language as L2 in literacy with deaf students at the Centro de Assistance to the Deaf, following as a method based on the type of qualitative, descriptive and phenomenological research, developed from semi-structured interviews with four hearing teachers and two deaf teachers, seeking to achieve the proposed objectives in such a way that the report is structured from the collected data in the investigation and originating in the elaboration of the final product: Technological Technical Product – The Practical Guide for Teachers of Literacy in Portuguese L2 with the Deaf, in order to contribute to the teaching action so that the teacher can re-signify their pedagogical work.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5931
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelcicleide Viana Dias Caridade - Dissertação.pdf5.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.