Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5494
Authors: Azevedo, Maria da Glória de Castro
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Márcio Araújo de
Title: Leitura, Literatura e ensino: a literatura de temática lésbica como um território assombrado
Keywords: Literatura;Ensino;Lesbianidade;Cassandra Rios;Literature;Teaching;Lesbianism.
Issue Date: 2-Aug-2023
Citation: AZEVEDO, Maria da Glória de Castro. LEITURA, LITERATURA E ENSINO: a literatura de temática lésbica como um território assombrado. 2022. 169 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Essa tese de nome Leitura, literatura e ensino: a literatura de temática lésbica como um território assombrado traz uma abordagem sobre a literatura de temática lésbica, os estudos acadêmicos e o ensino e a pesquisa de literatura de temática lésbica na graduação do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins durante os anos de 2009 a 2019. Essa pesquisa teve como objetivos mostrar como, apesar da presença consolidada da temática lésbica na literatura brasileira, ainda há pouco interesse dos estudos críticos acadêmicos em torno de obras que abordam essa temática; e avaliar como se dá a presença dessa temática nos componentes curriculares de literatura brasileira, nos planos de curso e nos TCCs de literatura brasileira defendidos ao longo de cinco anos (2014-2019) do curso de Letras/UFT. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, para a primeira etapa da tese referente a análise literária e fundamentação teórica; e um estudo de caso para a segunda fase da pesquisa referente à análise dos Componentes curriculares, bem como a análise dos planos de curso e dos TCCs de literatura brasileira defendidos. O resultado da pesquisa mostrou que os estudos acadêmicos ainda não se dedicam com profundidade e constância a obras e autoras que abordem essa temática, além de ter comprovado a hipótese de que, no curso de Letras/UFT, o ensino e a pesquisa de literatura brasileira de temática lésbica ainda são insipientes, corroborando com uma pequena abordagem dos estudos literários e da crítica acadêmica sobre a literatura de temática lésbica.
Abstract: his thesis entitled Reading, Literature and Teaching: Lesbian-themed Literature as a Haunted Territory brings an approach to lesbian-themed literature, academic studies and the teaching and research of lesbian-themed literature in the undergraduate course of Letters of Federal University of Tocantins during the years 2009 to 2019. This research aimed to show how, despite the consolidated presence of the lesbian theme in Brazilian literature, there is still little interest from critical academic studies around works that address this theme; to evaluate how the presence of this theme occurs in the curricular components of Brazilian literature, in the course plans and in the TCCs of Brazilian literature defended over five years (2014-2019) of the Letters/UFT course. The methodologies used were bibliographic research, for the first stage of the thesis referring to literary analysis and theoretical foundation; and a case study for the second phase of the research referring to the analysis of Resume Components, as well as the analysis of the course plans and TCCs of Brazilian literature defended. The result of the research showed that academic studies still do not dedicate themselves with depth and constancy to works and authors that address this theme, in addition to proving the hypothesis that, in the course of Letters/UFT, the teaching and research of Brazilian literature lesbian-themed are still incipient, corroborating with a small approach of literary studies and academic criticism of lesbian-themed literature.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5494
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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