Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5404
Autor(a): Varão, Hava Dias
Orientador: Lano, Marciel Barcelos
Título: Análise das ementas e bibliografias das disciplinas de educação infantil dos currículos de Educação Física no estado do Tocantins
Palavras-chave: Currículo;Educação Infantil;Educação Física
Data do documento: 6-Jun-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: VARÃO, Hava Dias. Análise das ementas e bibliografias das disciplinas de educação infantil dos currículos de Educação Física no estado do Tocantins. 2021. 39 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: O presente trabalho analisou as ementas bibliográficas das disciplinas de Educação Infantil dos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física do Estado do Tocantins. Caracterizando como uma pesquisa documental, a qual, utilizamos o instrumento Iramuteq para a análise dos dados, a partir do resultado foi levantado o diálogo a respeito dos currículos dos cursos com a literatura dos autores que discutem a cultura da Infância. Desse modo, a análise realizada dos currículos revelou alguns pontos de divergências deixando em evidência lacunas na grade curricular de disciplinas de Educação Infantil. A partir das informações registradas, evidenciamos que o currículo de Licenciatura do curso de Educação Física do Estado do Tocantins precisa ser reestruturado de acordo com as últimas mudanças ocorridas nas Resoluções 06/2018 e 02/2019, ambas do Conselho Nacional de Educação. Ressalta-se que há necessidade de fortalecimento da formação docente em diálogo com as demandas do campo de atuação profissional. A Educação Infantil, requer problematizarmos a visão tradicional biologicista, ampliando as discussões teórico-práticas dos futuros professores para o reconhecimento da criança como sujeito de direitos, reconhecendo sua capacidade de produção cultural e suas maneiras de se apropriar do conhecimento no contexto da educação infantil.
Abstract: The present work analyzed the bibliographical menus of the disciplines of Early Childhood Education in the curricula of the degree courses in Physical Education in the State of Tocantins. Characterizing it as a documentary research, which we used the Iramuteq instrument for data analysis, from the result a dialogue was raised regarding the curricula of the courses with the literature of the authors who discuss the culture of childhood. Thus, the analysis of the curricula revealed some points of divergence, highlighting gaps in the curriculum of Early Childhood Education subjects. From the information recorded, we evidenced that the Licentiate curriculum of the Physical Education course in the State of Tocantins needs to be restructured according to the latest changes in Resolutions 06/2018 and 02/2019, both of the National Council of Education. It is emphasized that there is a need to strengthen teacher training in dialogue with the demands of the professional field. Early Childhood Education requires us to problematize the traditional biologicist view, expanding the theoretical-practical discussions of future teachers for the recognition of the child as a subject of rights, recognizing their capacity for cultural production and their ways of appropriating knowledge in the context of early childhood education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5404
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