Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5327
Autor(a): Santos, Stênio Vinicius Ferreira dos
Orientador: Moura, Roseni Aparecida de
Título: Jogos cooperativos como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento no esporte: a experiência e percepção dos alunos participantes do programa “novo mais educação.”
Palavras-chave: Jogos Cooperativos.;Cooperação.;Esporte.
Data do documento: 25-Abr-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS,Stênio Vinicius Ferreira dos. Jogos cooperativos como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento no esporte: a experiência e percepção dos alunos participantes do programa “novo mais educação.” 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: Os jogos cooperativos são sempre mencionados como uma possibilidade real de criar um ambiente de cooperação nas diferentes esferas. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos alunos acerca da utilização de jogos cooperativos no desempenho, integração das equipes na prática de esportes. Para tanto, foram selecionados três jogos cooperativos e aplicados em três turmas, quais sejam: 6 ano (A) 9 ano (B) e 6 ano (B) do Ensino Fundamental na rede pública do município de Wanderlândia, Tocantins. Participou das atividades um total de cinquenta e cinco alunos, com faixa etária de 11 a 18 anos. Os resultados apurados apontam para a necessidade de criação de projetos que promovam os jogos cooperativos no âmbito escolar, com intuito de melhorar a vivência escolar e o aprendizado dos alunos. Além disso, observou-se que os participantes nos jogos tiveram a percepção de aspectos ressaltados conceitualmente pelos estudiosos, a exemplo, a cooperação, solidariedade, democracia.
Abstract: Cooperative games are always mentioned as a real possibility of creating an environment of cooperation in the different spheres. Thus, this study aims to verify the students' perception about the use of cooperative games in the performance, integration of the teams in the practice of sports. In order to do so, three cooperative games were selected and applied in three classes: 6 year (A) 9 year (B) and 6 year (B) of elementary school, participated in activities of a total of fifty five students, concentrated in the age group from 11 to 18 years, in the public network of the municipality of Wanderland, Tocantins. The results show the need for the creation of projects that promote cooperative games in the school environment, in order to improve the school experience and the students' learning. In addition, it was observed that the participants in the games had the perception of aspects emphasized conceptually by the students, for example, the cooperation, solidarity, democracy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5327
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