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dc.contributor.advisorMoura, Roseni Aparecida de-
dc.contributor.authorSantos, Stênio Vinicius Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-04-25T21:46:55Z-
dc.date.available2023-04-25T21:46:55Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.citationSANTOS,Stênio Vinicius Ferreira dos. Jogos cooperativos como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento no esporte: a experiência e percepção dos alunos participantes do programa “novo mais educação.” 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5327-
dc.description.abstractCooperative games are always mentioned as a real possibility of creating an environment of cooperation in the different spheres. Thus, this study aims to verify the students' perception about the use of cooperative games in the performance, integration of the teams in the practice of sports. In order to do so, three cooperative games were selected and applied in three classes: 6 year (A) 9 year (B) and 6 year (B) of elementary school, participated in activities of a total of fifty five students, concentrated in the age group from 11 to 18 years, in the public network of the municipality of Wanderland, Tocantins. The results show the need for the creation of projects that promote cooperative games in the school environment, in order to improve the school experience and the students' learning. In addition, it was observed that the participants in the games had the perception of aspects emphasized conceptually by the students, for example, the cooperation, solidarity, democracy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectJogos Cooperativos.pt_BR
dc.subjectCooperação.pt_BR
dc.subjectEsporte.pt_BR
dc.titleJogos cooperativos como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento no esporte: a experiência e percepção dos alunos participantes do programa “novo mais educação.”pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoOs jogos cooperativos são sempre mencionados como uma possibilidade real de criar um ambiente de cooperação nas diferentes esferas. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos alunos acerca da utilização de jogos cooperativos no desempenho, integração das equipes na prática de esportes. Para tanto, foram selecionados três jogos cooperativos e aplicados em três turmas, quais sejam: 6 ano (A) 9 ano (B) e 6 ano (B) do Ensino Fundamental na rede pública do município de Wanderlândia, Tocantins. Participou das atividades um total de cinquenta e cinco alunos, com faixa etária de 11 a 18 anos. Os resultados apurados apontam para a necessidade de criação de projetos que promovam os jogos cooperativos no âmbito escolar, com intuito de melhorar a vivência escolar e o aprendizado dos alunos. Além disso, observou-se que os participantes nos jogos tiveram a percepção de aspectos ressaltados conceitualmente pelos estudiosos, a exemplo, a cooperação, solidariedade, democracia.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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