Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/5234
Autor(a): | Luciano, Luciany Noleto de Sá |
Orientador: | Gomes, Verenna Barbosa |
Título: | Produção e avaliação de uma HQ como material didático para o ensino de astronomia. |
Palavras-chave: | História em quadrinhos;Astronomia;Material didático;Comic;Astronomy;Didactic material |
Data do documento: | 24-Mar-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | LUCIANO, Luciany Noleto de Sá. Produção e avaliação de uma HQ como material didático para o ensino de astronomia. 2016. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. |
Resumo: | O ensino de Ciências, hoje, muitas vezes, ainda é pautado em aulas expositivas e conteudistas. Pensando nessa questão, esse trabalho teve como objetivo elaborar uma história em quadrinhos para o ensino de Astronomia, e avalia-la à ótica de professores que trabalham com essa temática. Além disso, buscou-se compreender de que forma esse material é avaliado pelos professores quanto à inserção didática em suas práticas de ensino. Os resultados indicam que o material produzido apresenta elementos importantes em seu conteúdo e forma, como recursos verbais e não verbais, contorno dos balões e representatividade de movimentos, que o tornam potencialmente didático e que pode ser utilizado em sala de aula de diferentes formas, inclusive como método avaliativo. |
Abstract: | The teaching of Science, today, often, is bases on lessons expositive and content. Thinking about this issue, this work had as objective to elaborate a comic for the teaching of Astronomy and evaluates is from the optics of teachers that work with this thematic. Moreover, search to understand how this material is perceived as for the didactic insertion in their teaching practices. The results indicate that the material produced presents important elements in its content and form, as verbal and nonverbal resources, contour of the balloons and representativeness of movements, which make it potentially didactic and which can be used in the classroom in different forms, including as an evaluation method. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/5234 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANY NOLETO DE SÁ LUCIANO - TCC - QUÍMICA.pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.