Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5180
Autor(a): Rodrigues, Kassia Thais da Silva
Orientador: Silva, Rafael Frois da
Título: A contribuição da reciclarte escola de artes Raimundo Paulino para políticas ambientais da cidade de Araguaína - TO
Palavras-chave: Educação Ambiental.;Resíduos Sólidos.;Meio Ambiente.
Data do documento: 21-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: RODRIGUES,Kassia Thais da Silva. A contribuição da reciclarte escola de artes Raimundo Paulino para políticas ambientais da cidade de Araguaína - TO.45f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
Resumo: O meio ambiente tem gerado bastante preocupação, devido ao crescimento da produção e consumo, a sociedade tem se mostrado cada vez mais consumista e descarta facilmente objetos que não tenham mais valor. Essa ação tem provocado o esgotamento de matéria prima, o acúmulo de resíduos, que muitas vezes são descartados incorretamente provocando problemas ambientais e de saúde. O objetivo central do trabalho é demonstrar a importância da educação ambiental dentro de uma unidade escolar para o desenvolvimento sustentável e analisar se as atividades influenciam nas mudanças de hábitos e construção de valores voltados para a preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada pela pesquisa foi um estudo de caso na Reciclarte - Escola de Artes Raimundo Paulino, localizada em Araguaína - TO, para identificar se as atividades do curso de artesanato com reciclagem contribuem com as legislações da política nacional de educação ambiental e política nacional de resíduos sólidos. O tipo de pesquisa é de natureza exploratória, procedimentos técnicos utilizados foi uma pesquisa bibliográfica, o acesso aos dados da pesquisa é através da coleta de dados primários e secundários, a pesquisa tem caráter qualitativo. Neste contexto, o presente estudo mostrou que a escola possui maneiras de influenciar os alunos para práticas sustentáveis, através de atividades com resíduos sendo reciclados. Demonstrando a importância do educador na hora de transmitir a seriedade da preservação do meio ambiente para o ecossistema.
Abstract: The environment has generated a lot of concern, due to the growth of production and consumption, society has shown itself to be increasingly consumerist and easily discards objects that have no more value. This action has caused the depletion of raw material, the accumulation of waste, which are often disposed of incorrectly causing environmental and health problems. The central objective of this paper is to demonstrate the importance of environmental education within a school unit for a sustainable development and to analyze whether these activities influence changes in habits and construction of values aimed at preserving the environment. The methodology used by the research was a case study at Reciclarte – Escola de Artes Raimundo Paulino, located in Araguaína-TO, to identify whether the classes of the course crafting with recycling materials contribute to the laws of the national environmental education policy and national solid waste policy. The type of research is exploratory in nature, technical procedures used was a bibliographic research, access to research data is through the collection of primary and secondary data, the research has a qualitative character. In this context, this paper shows that the school has ways to influence students for sustainable practices, through activities with waste being recycled. Demonstrating the importance of the educator when transmitting the seriousness of the preservation of the environment to the ecosystem
URI: http://hdl.handle.net/11612/5180
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