Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4799
Autor(a): SANTOS, Carlos Eduardo De Sousa
Orientador: OLIVEIRA, Suelen Silva de
Título: Relato De Discentes Sobre Os Principais Desafios Do Aprendizado De Português Como L2
Palavras-chave: Ensino;Aprendizado;Língua Portuguesa;Libras
Data do documento: 10-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Carlos Eduardo de Sousa. Relato De Discentes Sobre Os Principais Desafios Do Aprendizado De Português Como L2. 2021. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre o desenvolvimento de Ensino/Aprendizado em português para os surdos, por meio de uma pesquisa com alunos surdos universitários. Assim sendo, esta monografia vem mostrar a possibilidade de inserir o ensino em libras da língua portuguesa, fazendo com que os mesmos encontrem sentido na escrita e na leitura. A maioria dos surdos tem muitas dificuldades com a escrita e com a leitura. A partir das informações obtidas,foi realizada uma reflexão sobre o ensino em libras para aprendizagem mais significativa para os surdos. O Surdo que tem a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) é considerado bilíngue. Para que o aluno Surdo alcance essa condição, é necessário que as escolas ofereçam uma educação bilíngue Libras /Português, utilizando os métodos pedagógicos de maneiradidática sobre o ensino do Português em Libras.
Abstract: The present work aims to present a case study on the development of Teaching/Learning in Portuguese for the deaf, through research with deaf university students. Therefore, this monograph shows the possibility of inserting the teaching in Libras of the Portuguese language, making them find meaning inwriting and reading. Most deaf people have many difficulties with writing and reading. From the information obtained, a reflection was carried out on teaching in Libras for more meaningful learning for the deaf. Deaf people who have Librasas their first language (L1) and Portuguese as a second language (L2) are considered bilingual. For the Deaf student to reach this condition, it is necessaryfor schools to offer a bilingual Libras/Portuguese education, using pedagogical methods in a didactic way on the teaching of Portuguese in Libras.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4799
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