Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4352
Autor(a): Sousa, Dalila Morais de
Orientador: Guerra, Miriam Martinez
Título: Desafios e atuação docente na sala de recursos multifuncionais em uma escola da rede pública estadual da cidade de Tocantinópolis - TO
Palavras-chave: Professores;Sala de Recursos Multifuncionais;Educação Inclusiva;Inclusão;Integração;Teachers;Multifunctional Resource Room;Inclusive education;Inclusion;Integration
Data do documento: 9-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Dalila Morais de Sousa. Desafios e atuação docente na sala de recursos multifuncionais em uma escola da rede pública estadual da cidade de Tocantinópolis - TO. 2022. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, UFT, Tocantinópolis, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar os desafios dos professores que atuam na Sala de Recursos Multifuncionais e conhecer como é que se dá a organização desse espaço para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas no contexto de uma Escola pública Estadual da cidade de Tocantinópolis, em Tocantins. O desenvolvimento deste estudo se deu com base na perspectiva teórica da Educação Especial e Educação inclusiva, campo do conhecimento que vem rompendo com uma trajetória de exclusão e segregação de pessoas com deficiência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi orientada pela perspectiva teórica da Educação Inclusiva. A geração dos dados pautou-se na realização de entrevistas com as professoras da escola participante da pesquisa e na análise de documentos que norteiam o trabalho didático na escola. Com o desenvolvimento deste estudo, conhecemos trajetórias de vida profissional de professoras que atuam na Sala de Recursos Multifuncional e, sob o ponto de vista dessas professoras, observamos diversos desafios enfrentados por elas no cotidiano escolar. Além disso, nas falas das professoras foi possível notar estratégias metodológicas utilizadas por elas, o que nos permitiu notar que o trabalho didático-pedagógico no viés da Educação Inclusiva é complexo e demanda profissionais criativos e compromissados com a práxis educativa e com a sua formação em razão do atendimento envolver alunos com diferentes tipos de necessidades especiais, o que leva as professoras a trabalharem com cada aluno de maneira específica. Concluímos que, na escola investigada, as professoras revelam dificuldades em atingir a inclusão e trabalham a partir da integração, isso em razão de haver alunos não atendidos plenamente em suas necessidades, seja pela falta de material didático ou pela ausência de profissional qualificado para acompanhar o estudante na sala regular, o que impede que o estudante seja de fato incluso.
Abstract: The present research aims to investigate the challenges of teachers who work in the Multifunctional Resource Room and to know how this space is organized for the development of didactic-pedagogical activities in the context of a State Public School in the city of Tocantinópolis, in Tocantins. The development of this study was based on the theoretical perspective of Special Education and Inclusive Education, a field of knowledge that has been breaking with a trajectory of exclusion and segregation of people with disabilities. The research, with a qualitative approach, was guided by the theoretical perspective of Inclusive Education. The generation of data was based on interviews with the teachers of the school participating in the research and on the analysis of documents that guide the didactic work in the school. With the development of this study, we know the professional life trajectories of teachers who work in the Multifunctional Resource Room and, from the point of view of these teachers, we observe several challenges faced by them in the school routine. In addition, in the teachers' statements, it was possible to notice methodological strategies used by them, which allowed us to notice that the didactic-pedagogical work in the Inclusive Education bias is complex and demands creative professionals committed to educational praxis and to their training in The reason why the service involves students with different types of special needs, which leads the teachers to work with each student in a specific way. We conclude that, in the investigated school, the teachers reveal difficulties in achieving inclusion and work from the point of view of integration, this because there are students who are not fully attended to in their needs, either due to the lack of teaching material or the absence of a qualified professional to accompany the student in the regular classroom, which prevents the student from actually being included.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4352
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