Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4340
Autor(a): Barroso, Fabiane Silva
Orientador: Albuquerque, Francisco E.
Título: Educação escolar de indígenas surdos: Um olhar para o contexto Apinajé
Palavras-chave: Indígenas surdos. Apinajé. Língua de Sinais indígena. Libras.
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citação: ALBUQUERQUE, Fabiane Silva. Educação escolar de indígenas surdos: Um olhar para o contexto Apinajé. 2022.98f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissoional em Letras, Araguaína, 2022.
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho etnográfico sobre a realidade da educação escolar vivenciada pelos indígenas surdos do povo Apinajé no norte do Tocantins. O nosso objetivo principal centrou-se em compreender o processo de educação escolar dos indígenas surdos brasileiros. Para isso, nos valemos do mapeamento das teses e dissertações sobre os indígenas surdos produzidas no Brasil nas últimas décadas. Os outros dois objetivos específicos buscaram, respectivamente, i) descrever como está a educação escolar dos indígenas surdos Apinajé; ii) de modo a fornecer insumos para a melhoria da educação escolar dos indígenas surdos do Estado do Tocantins. Assim sendo, concluímos que, dos sete indígenas surdos, apenas dois estão de fato matriculados em escolas indígenas. Entretanto, o fato de estarem matriculados não garante o acesso à educação escolar. Vale dizer que o modelo de educação escolar implementado no processo educacional de outros povos que também têm indígenas surdos pode não atender as necessidades específicas do povo Apinajé. Neste sentido, buscamos apresentar insumos que atestem a importância do aprendizado da Libras, do contato entre os pares surdos para o desenvolvimento de sua identidade, sobre a necessidade do registro da possível língua de sinais Apinajé, e ainda, destacamos os aportes legais que endossam a criação de uma classe multilíngue para os indígenas surdos Apinajé.
Abstract: This work is an ethnographic bibliographic research on the school reality education experienced by the deaf indigenous peoples of the Apinajé people in northern of Tocantins. Our main objective was to understand the school education process of Brazilian deaf indigenous peoples. For this, we use the mapping of theses and dissertations about deaf indigenous peoples produced in Brazil in recent decades. The two specific objectives sought, respectively, i) to describe how is the school education of deaf Apinajé indigenous peoples; ii) in order to provide supplies for the improvement of school education of deaf indigenous peoples in the Tocantins state. Therefore, we conclude that of the seven deaf indigenous peoples, only two are actually enrolled in indigenous schools. However, the fact that they are enrolled does not guarantee access to school education. It is worth saying that the school education model implemented in the educational process of other peoples who also have deaf indigenous peoples may not meet the specific needs of the Apinajé people. In this sense, we seek to present insums that attest to the importance of learning Libras, from contact between deaf people to the development of their identity, on the need to register the possible Apinajé sign language, and also emphasize the legal contributions that endorse the multilingual creation class for the deaf apinajé indigenous.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4340
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