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Authors: Amado, Deniz Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Márcio Araújo de
Title: Ensino de Literatura e produção textual no curso de Serviço Social/Unitins/Campus Palmas com foco no letramento acadêmico
Keywords: Letramento; Letramento Acadêmico; Serviço Social; Práticas de letramento; Ensino Remoto.
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: AMADO, Deniz Costa. Ensino de Literatura e produção textual no curso de Serviço Social/Unitins/Campus Palmas com foco no letramento acadêmico. 2022.125f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissoional em Letras, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo discute uma problemática recorrente no âmbito da educação superior (privada e pública), o letramento acadêmico. Partindo desta premissa a pesquisa reflete acerca das práticas de ensino voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, dentre elas: a capacidade de ler diferentes textos, interpretar e produzir textos alinhados à lógica do conhecimento acadêmico-científico, difundir a escolarização e o letramento literário. O objetivo geral deste estudo foi analisar como as práticas de letramento acadêmico fomentadas pela disciplina de Leitura e Prática de Produção Textual, ofertada no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Campus de Palmas, contribuem para a formação de leitores. A questão norteadora foi: de que forma as aulas de Leitura e Prática de Produção Textual ofertadas no Curso de Serviço Social da UNITINS têm promovido tais práticas de letramento científico, no âmbito do ensino remoto ocasionado pela pandemia do novo coronavírus? Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa e de campo entre os meses de agosto a setembro de 2021. O público-alvo foi composto por 42 participantes (41 alunos e 1 professor) e o instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line. No final constatou-se que mesmo promovendo competências e habilidades no âmbito acadêmico-científico, as aulas ofertadas remotamente trouxeram prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem, em função de vários fatores, como por exemplo, o local onde os alunos assistem às referidas aulas não oferece condições de aprendizagem, em função do barulho, circulação de pessoas e outros. O percurso também foi marcado, segundo os participantes, por desmotivação e tristeza, ora ocasionadas pela distância da sala de aula e dos colegas, pelo excesso de atividades, pela ausência presencial do professor, pela falta de interação como ocorria antes na sala de aula presencial. Por isso, a aprendizagem promovida pela disciplina estudada ocorreu, para alguns, de forma mais acentuada, para outros, de forma mediana, não contemplando integralmente o conhecimento proposto.
Abstract: This study discusses a recurring problem in the undergraduate (private and public), academic literacy. Based on this premise, the research reflects on teaching practices aimed at the development of skills and abilities in reading, among them: the ability to read different texts, interpret and produce texts aligned with the logic of academic-scientific knowledge, disseminate schooling and literary literacy. The general objective of this study was to analyze how the academic literacy practices fostered by the discipline of Reading and Text Production Practice, offered in the Social Service Course of the State University of Tocantins (UNITINS), Palmas Campus, contribute to the formation of readers. The guiding question was: how have the Reading and Text Production Practice classes offered in the UNITINS Social Service Course have promoted such scientific literacy practices, within the scope of remote teaching caused by the new coronavirus pandemic? To this end, qualitative and field research was carried out between August and September 2021. The target audience consisted of 42 participants (41 students and 1 teacher) and the data collection instrument was an on-line questionnaire. In the end, it was found that even promoting skills and abilities in the academic-scientific scope, the classes offered remotely brought damages to the teaching and learning process, due to several factors, such as the place where students attend those classes did not offers learning conditions, depending on the noise, movement of people and others. The course was also marked, according to the participants, by demotivation and sadness, sometimes caused by the distance from the classroom and colleagues, by the excess of activities, by the absence of the teacher, by the lack of interaction as it used to happen in the classroom classroom. Therefore, the learning promoted by the subject studied occurred, for some, in a more accentuated way, for others, in a medium way, not fully contemplating the proposed knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4323
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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