Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4094
Autor(a): Araújo, Lucélia
Orientador: Rodrigues, Walace
Título: Reflexões sobre a mulher na poesia de Mário Lago.
Palavras-chave: Poesia.;Mulher.;Mário Lago.
Data do documento: 4-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ARAÚJO,Lucélia. Reflexões sobre a mulher na poesia de Mário Lago. 37f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso nasce de observações qualitativa a partir da poesia de Mário Lago e objetiva analisar três poemas desse autor (“Ai! Que saudade da Amélia”, "Número um" e "Ela não voltou"), sempre tendo em vista a figura das mulheres em seus poemas. Utilizaremos a análise poética de Antônio Candido para tentarmos entender as representações das mulheres na poesia de Mário Lago. Esta pesquisa se coloca como teórica de cunho bibliográfico. Julgamos que este tema seja relevante para pensar as diferentes representações das mulheres nas artes brasileiras. Os resultados deste trabalho mostram que os poemas de Mario Lago analisados revelam as figuras femininas a partir de uma visão de um “malandro” típico da Lapa carioca, ressaltando que essa visão revela parte de sua criação poética. Lago colocase como um “malandro” para criar seus poemas musicados.
Abstract: This work of graduation conclusion brings qualitative observations from the poetry of Mário Lago and it aims to analyze three poems of this author (“Ai! Que saudade da Amélia”, "Número um" and "Ela não voltou"), having always in view the figure of women in his poems. Hereby we will use the poetic analysis of Antônio Candido to try to understand the representations of women in Mário Lago’s poetry. This research is placed as a theoretical one within a bibliographic perspective. We believe that this theme is relevant to think about the different representations of women in the Brazilian arts. The results of this work shows that the analyzed poems of Mario Lago reveal the female figures from a vision of a "malandro" typical of Rio de Janeiro’s Lapa, emphasizing that this vision reveals only part of his poetic creation. Lago poses as a "malandro" to create his musical poems.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4094
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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