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dc.contributor.advisorRodrigues, Walace-
dc.contributor.authorAraújo, Lucélia-
dc.date.accessioned2022-08-04T21:19:35Z-
dc.date.available2022-08-04T21:19:35Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationARAÚJO,Lucélia. Reflexões sobre a mulher na poesia de Mário Lago. 37f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4094-
dc.description.abstractThis work of graduation conclusion brings qualitative observations from the poetry of Mário Lago and it aims to analyze three poems of this author (“Ai! Que saudade da Amélia”, "Número um" and "Ela não voltou"), having always in view the figure of women in his poems. Hereby we will use the poetic analysis of Antônio Candido to try to understand the representations of women in Mário Lago’s poetry. This research is placed as a theoretical one within a bibliographic perspective. We believe that this theme is relevant to think about the different representations of women in the Brazilian arts. The results of this work shows that the analyzed poems of Mario Lago reveal the female figures from a vision of a "malandro" typical of Rio de Janeiro’s Lapa, emphasizing that this vision reveals only part of his poetic creation. Lago poses as a "malandro" to create his musical poems.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectPoesia.pt_BR
dc.subjectMulher.pt_BR
dc.subjectMário Lago.pt_BR
dc.titleReflexões sobre a mulher na poesia de Mário Lago.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso nasce de observações qualitativa a partir da poesia de Mário Lago e objetiva analisar três poemas desse autor (“Ai! Que saudade da Amélia”, "Número um" e "Ela não voltou"), sempre tendo em vista a figura das mulheres em seus poemas. Utilizaremos a análise poética de Antônio Candido para tentarmos entender as representações das mulheres na poesia de Mário Lago. Esta pesquisa se coloca como teórica de cunho bibliográfico. Julgamos que este tema seja relevante para pensar as diferentes representações das mulheres nas artes brasileiras. Os resultados deste trabalho mostram que os poemas de Mario Lago analisados revelam as figuras femininas a partir de uma visão de um “malandro” típico da Lapa carioca, ressaltando que essa visão revela parte de sua criação poética. Lago colocase como um “malandro” para criar seus poemas musicados.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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