Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/3236
Authors: | Mariano, Osmir Custódio |
metadata.dc.contributor.advisor: | Apolinário, Hellena Christina Fernandes |
Title: | Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de Álgebra Linear - Módulos sistemas de equações lineares e espaço vetorial |
Keywords: | Álgebra Linear;Sistemas de equações lineares;Espaço vetorial;Software;Ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | Mariano, Osmir Custódio. Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de Álgebra Linear: módulo sistemas de equações lineares e espaço vetorial. 97 f. Monografia (Graduação) – Ciência da computação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma plataforma de ensino e aprendizagem AlfaGebra para a disciplina de Álgebra Linear e avaliação do aprendizado dos discentes através da mesma, sendo composta por três módulos: sistemas de equações lineares, espaços vetoriais e transformações lineares, contudo este estudo abordou somente o desenvolvimento dos módulos de sistemas de equações lineares e espaço vetorial. Cada módulo dispõe de conceitos teóricos, exercícios resolvidos e opção para que o usuário possa interagir com a plataforma e assim o sistema realiza os cálculos e mostrar o passo a passo da resolução. O desenvolvimento da plataforma abordou a técnica de engenharia de software, sendo composta por análise de requisitos, implementação, testes e implantação e utilizou a metodologia de desenvolvimento ágil Scrum como procedimento para concretização dos requisitos. Destarte, o objetivo da plataforma é auxiliar os acadêmicos no aprendizado dos conteúdos e a partir da mesma avaliar se ela conseguiu. Para identificar se auxilou foram aplicados questionários aos discentes, logo após os mesmos utilizarem o software, sendo um para cada módulo. E como resultados foi possível identificar que a aplicação contribuiu no aprendizado estudantes. |
Abstract: | The present work to consists in the development of an AlfaGebra teaching and learning platform for the subject of Linear Algebra and to evaluation of students’ learning through it, them being composed of three modules: linear systems equations, vector space and linear transformations, to which this module the study deals with the development of only linear and vector space systems. Each one module has theoretical concepts, exercises solved and option for the user to interact with the platform and so the system performs the calculations and show step by step the resoluts.The platform development approached the software engineering technique, composed of requirements analysis, implementation, testing and deployment and used the agile Scrum development methodology as a procedure to fulfill the requirements. Thus, the platform objective is to help the students in the learning of the subject and them to evaluate if there was improvement in that. Thus, the goal of the platform is to help academics in learning the content and from the same evaluate if it succeeded. To identify if it helped, questionnaires were applied to the students, after which they used the software, one for each module. And as a result it was possible to identify that the application contributed to students learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/3236 |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC OSMIR.pdf | 22.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.