Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1848
Autor(a): Pereira, Gerciano Maciel
Orientador: Araújo, Silvalino Ferreira de
Título: Da guerra justa à guerra dos extremos: a difícil recondução ao humanismo
Palavras-chave: Just war.;Extreme war.;Traumatic experience.;Humanism.;Guerra justa.;Guerra extrema.;Experiência traumática.;Humanismo.
Data do documento: 4-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PEREIRA, Gerciano Maciel. Da guerra justa à guerra dos extremos: a difícil recondução ao humanismo. 27 f. Monografia (Graduação) - Direito, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
Resumo: Este artigo pretende discutir, em um primeiro momento, questões éticas que poderiam tornar a guerra mais justa, para tanto, acompanha-se o desenvolvimento deste conceito nas obras de Santo Agostinho e Hugo Grotius, demonstrando que, por um longo período a guerra era uma experiência assimilável. Na segunda parte, servindo-se do contraste com a guerra justa, refletese sobre uma guerra de extremos e seu impacto na experiência coletiva e individual, e para ilustrar a profundidade desse extremo analisa-se a figura do “Muçulmano”, que era o indivíduo que alcançava o limite irreversível da dor no campo de concentração. Por fim, destina-se a parte final a uma investigação sobre o impacto do trauma na nossa percepção e sensibilidade, verificando como as guerras extremas recrudescem os sentidos, dificultando a recondução de nossa era ao humanismo, à empatia coletiva.
Abstract: This article intends to discuss, at a first moment, ethical questions that could make the war more fair. To this end, the development of this concept is followed in the works of Saint Augustine and Hugo Grotius, showing that, for a long period, the war was a assimilable experience. In the second part, using the contrast with the just war, one reflects on a war of extremes and its impact on the collective and individual experience, and to illustrate the depth of this extreme one analyzes the figure of the “Muslim”, who was the individual who reached the irreversible limit of pain in the concentration camp. Finally, the final part is intended for an investigation into the impact of trauma on our perception and sensibility, verifying how extreme wars resurfaced the senses, making it difficult to bring our era back to humanism, to collective empathy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1848
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