Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1845
Autor(a): Barbosa, Antonio Renato
Orientador: Souza, Warton da Silva
Título: O impacto da motivação intrínseca e extrínseca na intenção de rotatividade dos docentes da Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Rotatividade;Motivação Intrínseca;Motivação Extrínseca;UFT;Turnover;Instrinsic Motivation;Extrinsic Motivation
Data do documento: 4-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BARBOSA, Antonio Renato. O impacto da motivação intrínseca e extrínseca na intenção de rotatividade dos docentes da Universidade Federal do Tocantins. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: O presente artigo trata da relação entre motivação intrínseca e extrínseca com a intenção de rotatividade de docentes na Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, unidade Cimba. Teve como principal objetivo avaliar se a motivação intrínseca e extrínseca tem impacto negativo estatisticamente sobre a intenção dos docentes de deixar a organização. Este assunto tem sido recorrente nos últimos anos e vários trabalhos vem sendo apresentados sobre este tema, o que mostra a preocupação dos estudiosos com esta temática, a rotatividade de pessoal, que pode ter impacto negativo sobre o desempenho da organização se não for diagnosticado de forma correta. Quanto a natureza da pesquisa este trabalho recorreu a pesquisa descritiva, de campo, em relação a forma é considerada quantitativa. Os resultados obtidos não indicam evidencias de efeito negativo significativo estatisticamente dos dois tipos de motivação sobre a intenção de rotatividade dos docentes, o que mostra a necessidade de analisar mais profundamente o assunto, seja com a inserção de novos elementos relacionados a motivação ou aumento do tamanho da amostra a ser pesquisada.
Abstract: This article discusses the relationship between intrinsic and extrinsic motivation with the intention of teacher turnover at the Federal University of Tocantins, Araguaína campus, Cimba unit. The main objective was to assess whether intrinsic and extrinsic motivation has a statistically negative impact on the intention of teachers to leave the organization. This subject has been recurrent in the last years and several works have been presented on this topic, which shows the concern of the scholars with this subject, the personnel turnover, that can have negative impact on the performance of the organization if it is not diagnosed of form Correct. As for the nature of the research this work resorted to the descriptive, field research, in relation to the form is considered quantitative. The results obtained do not indicate evidence of statistically significant negative effect of the two types of motivation on the intention of teachers rotation, which shows the need to analyze the subject more deeply, either with the insertion of new elements related to motivation or increase in size Of the sample to be searched.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1845
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