Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/8072
Autor(a): Costa, Telma Reijane Pinheiro da
Orientador: Prata, David Nadler
Título: Interdisciplinaridade na Educação: Um framework baseado em boas práticas dos Professores do Ensino Médio
Palavras-chave: Educação. Ensino Médio. Inovação. Interdisciplinaridade. Tecnologias da Informação e Comunicação.
Data do documento: 20-Out-2025
Citação: COSTA, Telma Reijane Pinheiro da. Interdisciplinaridade na Educação: Um framework baseado em boas práticas dos Professores do Ensino Médio. 2025.130f. Tese (Doutorado em Governança e Transformação Digital) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital, Palmas, 2025.
Resumo: Esta tese de doutorado abordou a interdisciplinaridade na Educação: Um framework baseado em boas práticas de Professores fundamentando-se em especial nos autores precussores dessa abordagem no Brasil, Ivani Fazenda e Hilton Japiassú e nas legislações que embasam a educação brasileira. Metodologicamente, o estudo assumiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, bibliográfico e documental, utilizando como procedimentos questionário online com professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. O primeiro estudo, consistiu em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o intuito de compreender como essa abordagem de ensino vinha sendo investigada e aplicada na prática pedagógica dos professores no Ensino Médio. Os resultados revelaram incipiência de estudos na área, dificuldades de aplicar a interdisciplinaridade na sala de aula devido à formação disciplinar do professor, a extensa carga horária e a falta de planejamento conjunto. No segundo estudo, buscou-se refletir sobre as tecnologias emergentes e suas possíveis contribuições para a efetivação da interdisciplinaridade na educação. Os resultados apresentaram as tecnologias com impacto no Ensino Fundamental e Médio no horizonte de 2009 a 2017, e os fatores necessários para essa implementação. Já terceiro estudo, concentrou-se na verificação da incorporação da interdisciplinaridade, das metodologias ativas, da formação de professor e das tecnologias da informação e comunicação nos referenciais curriculares dos estados da Região Norte, à luz dos documentos orientadores da política curricular nacional. As evidências mostraram que todos os estados contemplaram esses eixos temáticos nos referenciais, principalmente nos fundamentos e princípios das propostas e, de modo correlato, na parte de operacionalização, embora sem detalhamento de como essas dimensões aconteceria na prática. A quarta investigação, foi conduzida por meio da aplicação de um questionário online para mapear a compreensão dos professores do Ensino Médio acerca do uso da interdisciplinaridade na prática pedagógica em sala de aula. Os principais achados mostraram que os professores reconhecem a importância dessa abordagem para o ensino de sua disciplina e conseguiram apresentar práticas consideradas, por eles, interdisciplinares, embora quando analisadas à luz dos teóricos e da legislação educacional, não apresentaram, em sua maioria, os indicadores de uma prática interdisciplinar. Na quinta etapa do estudo, foram criados os indicadores da interdisciplinaridade para servir de apoio na formação e planejamento dos professores e na avaliação de boas práticas interdisciplinares. A integração desses estudos fornece uma visão ampla da interdisciplinaridade e de como ela pode ser implementada nas escolas, assim como, servir de subsídio para o fortalecimento de políticas e práticas de formação continuada de professores.
Abstract: This doctoral thesis addressed interdisciplinarity in education: a framework based on teachers’ best practices, grounded especially in the pioneering authors of this approach in Brazil — Ivani Fazenda and Hilton Japiassú — as well as in the legislation that underpins Brazilian education. Methodologically, the study adopted a qualitative, exploratory, bibliographic, and documentary approach, using an online questionnaire with high school teachers from the State Education Network of Tocantins as a procedure. The first study consisted of a Systematic Literature Review (SLR) aimed at understanding how this teaching approach had been investigated and applied in teachers’ pedagogical practice in high school. The results revealed a scarcity of studies in the field, as well as difficulties in applying interdisciplinarity in the classroom due to teachers’ disciplinary training, heavy workloads, and the lack of joint planning. The second study sought to reflect on emerging technologies and their possible contributions to the implementation of interdisciplinarity in education. The results highlighted technologies with an impact on elementary and secondary education between 2009 and 2017 and identified the key factors necessary for their effective integration. The third study focused on examining the incorporation of interdisciplinarity, active methodologies, teacher training, and information and communication technologies in the curriculum frameworks of the states in Brazil’s Northern Region, in light of the guiding documents of national curriculum policy. The evidence showed that all states included these thematic axes in their frameworks—mainly in the foundations and guiding principles, and, to a lesser extent, in the operational sections—though without detailing how these dimensions would be implemented in practice. The fourth investigation was conducted through an online questionnaire to map high school teachers’ understanding of the use of interdisciplinarity in classroom pedagogical practice. The main findings indicated that teachers recognize the importance of this approach for their subject areas and were able to describe practices they considered interdisciplinary. However, when analyzed in light of theoretical perspectives and educational legislation, most did not exhibit clear indicators of genuinely interdisciplinary practices. In the fifth stage, interdisciplinarity indicators were developed to support teacher training, instructional planning, and the evaluation of best interdisciplinary practices. The integration of these studies provides a comprehensive understanding of interdisciplinarity and how it can be implemented in schools, as well as offering insights to strengthen teacher professional development policies and practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8072
Aparece nas coleções:Doutorado em Governança e Transformação Digital – PPGGTD

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