Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/8058
Autor(a): Camelo, Hemily Cris Alves Custódio
Orientador: Spada, Ana Corina Machado
Título: Leitura literária na educação infantil: contribuições do estágio curricular na formação do pedagogo
Palavras-chave: Formação de leitores;Literatura infantil;Formação docente;Práticas pedagógicas;Estágio curricular
Data do documento: 12-Nov-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CAMELO, Hemily Cris Alves Custódio. Leitura literária na educação infantil: contribuições do estágio curricular na formação do pedagogo. 2025. 24f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: A elaboração desta pesquisa se desenvolveu com base nas vivências e registros possibilitados pela disciplina Estágio da Educação Infantil 1 e 2, que integram a estrutura curricular do curso de licenciatura em Pedagogia. Entre as leituras realizadas ao longo da formação para a docência na educação infantil, nos dedicamos com mais atenção àquelas que tinham como objeto de estudo o trabalho pedagógico voltado à formação do leitor literário. Assim, recorremos a autores como Barbosa e Horn (2001); Grazioli e Debus (2017); Berenblum (2006), entre outros. Visando orientar o estudo sobre a temática formulamos o seguinte problema de pesquisa: de que forma a prática da leitura literária na educação infantil pode contribuir com a formação do leitor? O objetivo central do estudo pauta-se em discutir como pode ser desenvolvida a prática da leitura literária na educação infantil. Para a composição da pesquisa foi selecionada uma abordagem qualitativa, considerando as vivências na escola campo de estágio registradas em um diário de campo. Os resultados do estudo sinalizam a necessidade de promoção de formação permanente do profissional docente, visando reestruturar suas percepções a respeito da linguagem escrita, bem como da prática da leitura literária com crianças entre um ano e seis meses e três anos e onze meses de idade que frequentam as creches.
Abstract: This research was developed based on the experiences and writings made possible by the subject Early Childhood Education Internship 1, which is part of the curricular structure of the degree course in Pedagogy. The readings carried out, which had as object of study the pedagogical work of the daycare centers, especially in the context of literary reader training, considered authors such as Barbosa and Horn (2001); Grazioli and Debus (2017); Berenblum (2006). Aiming to guide the study on the topic, we formulated the following research problem: how can the practice of literary reading in early childhood education contribute to reader education? Our central objective of the study is to discuss how the practice of literary reading can be developed in early childhood education. For the composition of the research, a qualitative approach was selected, based on a qualitative approach, considering the experience lived at the internship field school and written in a field notebook. The results indicate the necessity to promote a permanent training for teaching professionals, aiming to restructure their perceptions regarding written language, as well as the practice of literary reading with children between one year and six months and three years and eleven months of age who attend daycare centers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8058
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hemily Cris Alves Custódio Camelo - Artigo de graduação.pdf250.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.