Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/8049
Autor(a): Xerente, Reginaldo Snãromti
Orientador: Morais Neto, Odilon Rodrigues de
Título: Educação escolar indígena: desafios enfrentados pelas comunidades Akwẽ-Xerente na adequação de sua lingua-mãe com a língua portuguesa na educação básica
Palavras-chave: Educação escolar indígena;Educação básica;Língua Akwē;Educação bilíngue
Data do documento: 5-Nov-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: XERENTE, Reginaldo Snãromti. Educação escolar indígena: desafios enfrentados pelas comunidades Akwẽ-Xerente na adequação de sua lingua-mãe com a língua portuguesa na educação básica. 2023. 34f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: A Educação Escolar Indígena exerce um papel fundamental na preservação das culturas e línguas indígenas, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aprendizado em língua portuguesa. Este trabalho tem como objetivo geral compreender como a modalidade da educação escolar indígena tem enfrentado os desafios linguísticos impostos no ensnino formal na Educação Básica, levando em consideração a educação bilíngue, intercultural, diversa e específica. A língua materna desempenha um papel crucial na identidade e no fortalecimento cultural das comunidades indígenas. No entanto, a coexistência com a língua portuguesa é essencial para a inclusão social e a participação plena na sociedade brasileira. A metodologia utilizada na presente pesquisa adota a abordagem qualitativa perpassada pela pesquisa bibliográfica. O referencial teórico foi norteado por autores como Cohn (2005); Gomes (2019); Iphan (2020); Laraia (2001); Soares (2013); Saviani (2018); Troquez (2014); Sagica e Oliveira (2022); Melià (1979); documentos legais, entre outros. A Educação Básica desempenha um papel importante nesse processo, proporcionando um ambiente de aprendizado que visa à valorização e o respeito à cultura indígena, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades linguísticas em português. Os desafios encontrados pelas comunidades Akwẽ-Xerente na adaptação de sua língua materna ao português são multifacetados. Em primeiro lugar, há a necessidade de desenvolver materiais didáticos e currículos que considerem as especificidades linguísticas e culturais da comunidade. Isso envolve a criação de estratégias pedagógicas que promovem a interculturalidade e respeitam a cosmovisão indígena. Além disso, uma formação adequada de professores indígenas é fundamental para garantir a eficácia do ensino bilíngue, intercultural, específico e diverso. Profissionais qualificados podem atuar como mediadores entre as duas línguas, facilitando a compreensão e a aprendizagem dos alunos. A valorização da identidade indígena no ambiente escolar e a inclusão de conhecimentos tradicionais também desempenham um papel crucial na efetivação da Educação Escolar Indígena.
Abstract: La Educación Escolar Indígena juega un papel fundamental en la preservación de las culturas y lenguas indígenas, al mismo tiempo que ofrece oportunidades de aprendizaje en la lengua portuguesa. El objetivo general de este trabajo es comprender cómo la educación escolar indígena ha enfrentado los desafíos lingüísticos impuestos en la enseñanza formal en la Educación Básica, teniendo en cuenta la educación bilingüe, intercultural, diversa y específica. La lengua materna juega un papel crucial en la identidad y el fortalecimiento cultural de las comunidades indígenas. Sin embargo, la convivencia con la lengua portuguesa es fundamental para la inclusión social y la plena participación en la sociedad brasileña. La metodología utilizada en esta investigación adopta un enfoque cualitativo permeado por la investigación bibliográfica. El marco teórico estuvo guiado por autores como Cohn (2005); Gómez (2019); Ifán (2020); Laraia (2001); Soares (2013); Saviani (2018); Tróquez (2014); Sagica y Oliveira (2022); Meliá (1979); documentos legales, entre otros. La Educación Básica juega un papel importante en este proceso, proporcionando un entorno de aprendizaje que tiene como objetivo valorar y respetar la cultura indígena, al mismo tiempo que desarrolla habilidades lingüísticas en portugués. Los desafíos que enfrentan las comunidades Akwē-Xerente al adaptar su lengua materna al portugués son multifacéticos. En primer lugar, es necesario desarrollar materiales didácticos y planes de estudio que tengan en cuenta las especificidades lingüísticas y culturales de la comunidad. Esto implica crear estrategias pedagógicas que promuevan la interculturalidad y respeten las cosmovisiones indígenas. Además, la formación adecuada de los docentes indígenas es fundamental para garantizar la eficacia de una enseñanza bilingüe, intercultural, específica y diversa. Profesionales cualificados pueden actuar como mediadores entre ambas lenguas, facilitando la comprensión y el aprendizaje de los estudiantes. La apreciación de la identidad indígena en el entorno escolar y la inclusión de los conocimientos tradicionales también desempeñan un papel crucial en la implementación de la Educación Escolar Indígena.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8049
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