Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/8038
Autor(a): Rosa, Mariana Coelho
Orientador: Silva, Domingos Pereira da
Título: Tendências pedagógicas em Saviani: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem
Palavras-chave: Teorias pedagógicas;Dermeval Saviani;Marginalidade;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 29-Out-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ROSA, Mariana Coelho. Tendências pedagógicas em Saviani: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem. 2025. 20f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
Resumo: Com intuito de compreender as teorias pedagógicas que fundamentam a práxis docente abordarei, neste artigo de revisão, as teorias pedagógicas tomando como referência a classificação de Saviani (2018). Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória cuja forma de abordagem concentrou-se na análise bibliográfica. O problema de pesquisa que direcionou a investigação voltou-se para o entendimento de como estão configuradas as teorias pedagógicas em Saviani (2018) e de que forma o processo ensino-aprendizagem é expresso nas tendências apresentadas pelo autor? Para tanto, o objetivo geral foi compreender as tendências pedagógicas expressas em Saviani (2018) e como o processo ensino-aprendizagem se realiza em cada uma delas. Saviani (2018) classifica as teorias pedagógicas em: não críticas, crítico-reprodutivistas e críticas. Essa classificação, oferece uma perspectiva crítica sobre as diferentes abordagens pedagógicas, destacando a importância de uma educação que reconheça suas interações com as estruturas sociais e busque ativamente a transformação dessas estruturas. O processo ensino-aprendizagem vem sofrendo mudanças significativas ao longo dos anos. A pedagogia tradicional enfatiza a transmissão vertical do conhecimento; a pedagogia nova centra-se na experiência do aluno; a vertente tecnicista prioriza a eficiência e a adequação ao mercado de trabalho; enquanto a pedagogia crítica, em destaque a Pedagogia Histórico-Crítica, propõe a articulação entre saberes sistematizados e a realidade social, visando à formação crítica e à transformação social.
Abstract: In order to understand the pedagogical theories that underpin teaching praxis, I will address, in this review article, pedagogical theories taking Saviani's (2018) classification as a reference. Therefore, this is an exploratory research whose approach focused on bibliographical analysis. The research problem that guided this investigation is how are pedagogical theories configured in Saviani (2018) and how is the teaching-learning process expressed in the trends presented by the author? To this end, the general objective was to understand the pedagogical trends expressed in Saviani (2018) and how the teaching-learning process takes place in each of them. Saviani (2018) classifies pedagogical theories as: non-critical, critical-reproductive and critical. This classification offers a critical perspective on the different pedagogical approaches, highlighting the importance of an education that recognizes its interactions with social structures and actively seeks to transform these structures. The teaching-learning process has undergone significant changes over the years. Traditional pedagogy emphasizes the vertical transmission of knowledge; new pedagogy focuses on the student's experience; the technical approach prioritizes efficiency and adaptation to the job market; while critical pedagogy, especially Historical-Critical Pedagogy, proposes the articulation between systematized knowledge and social reality, aiming at critical formation and social transformation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8038
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Coelho Rosa - Artigo de graduação.pdf537.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.